Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo


Sobre o Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo (CGUT)

 

Responsável pela organização da 35ª Conferência da IATUR no Brasil, o Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo (CGUT), criado em 2008, tem como objetivo estimular a incorporação da perspectiva de gênero na produção e análise das informações estatísticas oficiais brasileiras. Nos últimos anos tem orientado a sua atuação para as pesquisas de uso do tempo. Promoveu dois seminários internacionais sobre esta temática, um em 2010 e outro em 2012, além de ter sido um dos principais impulsionadores para a realização da pesquisa piloto sobre uso do tempo no Brasil, levada a campo em 2009.

Coordenado pela SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) da Presidência da República e composto pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem como convidados permanentes a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (Onu Mulheres).



Sobre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR)

 

Criada em 2003, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) é responsável pela formulação de políticas públicas que contribuam para a melhoria da vida de todas as brasileiras e que reafirmem o compromisso do governo federal com as mulheres do país. Para tanto, lhe compete assessorar direta e imediatamente a Presidenta da República na formulação, coordenação e articulação de políticas para as mulheres.

As ações da Secretaria são marcadas pela transversalidade em todo o governo federal, de modo a estabelecer parcerias com diversas instâncias governamentais para enfrentar as desigualdades sociais e de gênero. Por entender que a produção e disseminação de dados sobre essas desigualdades e a incidência sobre as estatísticas oficiais são importantes linhas de ação, a SPM instituiu o Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo que conta, entre outros, com os principais responsáveis pela produção e análises das estatísticas oficiais do país. (www.spm.gov.br)



Sobre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Seu trabalho é disponibilizado para a sociedade por intermédio de inúmeras publicações e seminários e tem como missão "produzir, coordenar e difundir conhecimento para melhorar as políticas públicas e contribuir para o planejamento do desenvolvimento brasileiro." Entre suas áreas de atuação destacam-se: macroeconomia para o desenvolvimento; infraestrutura econômica, social e urbana e proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades. Grande parte dos estudos realizados são conduzidos em parceria com outras instituições do Brasil e estrangeiras. Dentre estas parcerias, cabe destacar a estabelecida no âmbito do Comitê Técnico de Estudos de Gênero e Uso do Tempo, que tem dado origem a diversos estudos e reflexões internas a respeito das desigualdades de gênero e suas relações com a alocação de tempo em diferentes atividades e, em especial, no trabalho reprodutivo. (www.ipea.gov.br)



Sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

O IBGE mantém sua missão por 76 anos: identifica e analisa o território, conta a população, mostra como a economia evolui através do trabalho e da produção das pessoas, revelando ainda como elas vivem. Além disso, possui uma rede nacional de pesquisa e disseminação composta por unidades em todos os estados.

O instituto foi também o responsável pela implementação da pesquisa piloto de uso do tempo realizada em 2009. (www.ibge.gov.br)



Sobre a ONU Mulheres – Brasil e Cone Sul

 

A Assembleia Geral das Nações Unidas criou a ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres - em 2010. Ela é o resultado do importante trabalho feito anteriormente por distintas partes do Sistema das Nações Unidas, que focavam exclusivamente na igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres.

A entidade tem como funções principais: apoiar os organismos intergovernamentais como a Comissão sobre o Status da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais, e vai ajudar os Estados-membros a implementar estas normas, fornecendo apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitem, bem como estabelecendo parcerias eficazes com a sociedade civil. Além disso, vai ajudar o Sistema ONU a ser responsável pelos seus próprios compromissos sobre a igualdade de gênero, incluindo o acompanhamento regular do progresso do Sistema.

A ONU Mulheres trabalha, entre outros temas, para a eliminação da discriminação contras as mulheres e meninas, o empoderamento das mulheres e para a realização da igualdade entre homens e mulheres como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, dos direitos humanos, das ações humanitárias e da paz e segurança. (www.unifem.org.br)



Sobre a OIT Brasil

 

A OIT é a organização internacional responsável pela elaboração e supervisão de normas internacionais de trabalho. É a única agência tripartite das Nações Unidas que reúne representantes de governos, empregados e empregadores para, conjuntamente, formular políticas e programas que promovam o trabalho decente para todos e todas. A organização foi fundada em 1919, na sequência de uma destrutiva guerra, para buscar uma visão baseada na perspectiva de que paz mundial e duradoura só pode ser estabelecida se for fundada na justiça social. Tornou-se a primeira agência especializada da ONU em 1946.

Os objetivos da organização são: promover e cumprir os princípios e os direitos fundamentais do trabalho; criar melhores oportunidades para que as mulheres e homens possam ter empregos e salários dignos; melhorar a cobertura e a eficiência da proteção social para todos e todas e fortalecer o diálogo social. Entre suas atividades, incluem-se a formulação de políticas internacionais e programas que promovam direitos humanos, melhorem as condições de vida e trabalho e aumentem as oportunidades de emprego, assim como criar normais internacionais apoiadas por um sistema único que supervisiona a sua aplicação.(www.oit.org.br)