I Seminário IBGE de portas abertas para a escola

Introdução

O IBGE realizou, no dia 24 de outubro de 2013, o I Seminário IBGE de Portas Abertas para a escola.

O evento recebeu profissionais da Educação, contando com palestrantes desde do ciclo básico até professores universitários e pesquisadores.

O seminário teve como objetivos:

  • Possibilitar o intercâmbio de ideias entre os educadores e os profissionais do IBGE;
  • Estimular uma relação direta da instituição com os educadores;
  • Proporcionar troca de experiências de prática docente em sala de aula e o compartilhamento de experiências com informações estatísticas, cartográficas e geográficas em sala de aula, bem como o trabalho com coleta de informações;
  • Difusão dos projetos educacionais e instrucionais do IBGE.

O IBGE, como órgão oficial de produção de estatísticas e estudos geográficos e cartográficos no país, considera importante sua atuação junto às escolas do Brasil. O acesso aos conteúdos produzidos pelo instituto dependem da capacidade de ler e interpretar informações estatísticas e geográficas, e essas habilidades só podem ser viabilizadas mediante uma educação de qualidade. Esse seminário buscou fomentar em sala de aula a abordagem das relações entre a realidade local e o contexto nacional; a compreensão dos dados obtidos pelas pesquisas como instrumento para o exercício da cidadania e o acesso às linguagens estatística e cartográfica.


Veja algumas fotos do evento: