Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7

Melhorar as estatísticas para segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Vincular as estatísticas com a tomada de decisão.

Rio de Janeiro, Brasil
23 a 25 de outubro de 2013

Economistas, estatísticos, engenheiros agrônomos, pesquisadores e analistas que trabalhem com estatística nas áreas agropecuária, silvicultura, pesca ou rural, em suas dimensões econômica, social e ambiental, são convidados para participar da VI Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias, a se realizar no Rio de Janeiro, Brasil, de 23 a 25 de outubro de 2013. O tema da conferência é "Melhorar as estatísticas para segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Vincular as estatísticas com a tomada de decisão”.A conferência será uma oportunidade para discutir as questões suscitadas pela implementação da "Estratégia Global para Melhorar as Estatísticas Agropecuarias e Rurais", aprovada por unanimidade pela Comissão Estatística das Nações Unidas.

Background

A Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias (International Conference on Agricultural Statistics, ICAS) é organizada a cada três anos, desde 1998, sob os auspícios do Comitê de Estatísticas Agropecuárias do Instituto Internacional de Estatística (International Statistical Institute, ISI). O sexto ICAS será precedido por dois dias de treinamento para jovens estatísticos de países em desenvolvimento, organizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (US Department of Agriculture, USDA). A Conferência será organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sob a liderança do Comitê Científico Internacional, que é copresidido pelo IBGE e pelo Serviço Nacional de Estatísticas Agropecuárias (National Agricultural Statistics Service, NASS) do USDA.

O ICAS-VI irá rever os esforços derivados do “Plano de Ação para a Implementação da Estratégia Global”, compartilhando as melhores práticas e soluções para a sua implementação; relatar os primeiros resultados dos procedimentos de diagnóstico dos sistemas estatísticos nacionais; e analisar as iniciativas voltadas à capacitação e formação.Será também uma ocasião favorável para se refletir sobre as recomendações da estratégia, com base em experiências práticas de sua aplicação, bem como para examinar o seu alcance e avaliar novas necessidades de desenvolvimento metodológico.

A conferência é aberta a toda a comunidade estatística agropecuária internacional. Um dos objetivos da 6ª edição da conferência é ampliar seu público, envolvendo acadêmicos e pesquisadores que trabalham com estatísticas relacionadas à agropecuária. Tendo em conta o local da conferência, estatísticos do setor agropecuárias com experiência na América Latina são especialmente incentivados a participar.

Formato e organização das sessões

A conferência – organizada em 5 sessões plenárias e 21 paralelas – abordará os seguintes temas: necessidades analíticas e políticas, desenvolvimento institucional, capacitação e processo de produção estatística. Os tópicos a serem abordados pelo programa podem ser verificados no menu Lista de Sessões.

As sessões serão formatadas por seus organizadores e presidentes em conjunto com os debatedores com base nos artigos recebidos. Artigos adicionais sobre um mesmo tema serão disponibilizados em uma sessão de pôster.

A conferência será realizada em inglês, com tradução simultânea para português e espanhol. As apresentações podem ser feitas em qualquer uma destas três línguas.

Artigos e resumos

Os resumos devem ser submetidos, em inglês, até 31 de janeiro de 2013, não excedendo 500 palavras, incluindo o título, os nomes de todos os autores e seus respectivos endereços postais e de e-mail.O aceite será enviado até 4 de março de 2013. Os artigos completos devem ser submetidos até 30 de junho de 2013 e devem abordar um dos temas das sessões técnicas, as quais podem ser encontradas aqui.

Os resumos e os trabalhos serão submetidos através deste site e serão automaticamente encaminhados aos organizadores da respectiva sessão.

O artigo final, a ser concluído até 1º de setembro de 2013, terá que incorporar as sugestões e os comentários que venham a ser fornecidos pelo Comitê Científico.

Prazos

    • 31 de janeiro de 2013: resumo
    • 4 de março de 2013: aceite
    • 15 de julho de 2013: submissão do artigo
    • 1º de setembro de 2013: versão final

Dúvidas

Perguntas sobre o programa da conferência podem ser enviadas para Michael Steiner (michael.steiner@nass.usda.gov) em inglês, ou para Flavio Bolliger (flavio.bolliger@ibge.gov.br). em português.Questões relativas ao conteúdo de seu artigo serão encaminhadas ao organizador da respectiva sessão.


© 2012 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística