Métodos de construção das contas econômicas ambientais da água- Contas Econômicas Ambientais

José Antonio Sena, IBGE


Resumo:

A partir da Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), o Brasil, vem colocando em prática compromissos consignados nas disposições da Agenda 21. Ao IBGE coube a responsabilidade na produção de informações ambientais e de desenvolvimento sustentável, como os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – IDS e o Sistema de Contas Econômicas Ambientais - SCEA.

O tema das contas econômicas ambientais vem sendo discutido com mais intensidade desde 2009, ano do Encontro Internacional de Contas Econômicas Ambientais. A partir de 2012 a metodologia de um quadro conceitual integrado foi considerada como padrão internacional para essa contabilização, procurando estabelecer as interações entre a economia e o meio ambiente. Este quadro conceitual procura tratar conjuntamente informações de várias fontes para derivar indicadores e análises consistentes com o Sistema de Contas Nacionais (SCN).

As atividades desenvolvidas até o presente momento referem-se à aplicação da metodologia internacional adaptada ao contexto brasileiro. Iniciou-se também o processo de levantamento da base de dados estatísticos relativos às primeiras contas a serem realizadas (Contas Econômicas Ambientais da Água e Estatísticas das Mudanças de Uso e Cobertura da Terra), o que permitirá a comparabilidade internacional e a criação de um núcleo mínimo de estatísticas desses 2 temas da água e da mudança do uso da terra no Brasil.