Dos Objetivos do Milênio (ODM) ao arcabouço pós-2015 - discussão sobre indicadores para o monitoramento internacional do desenvolvimento

Leonardo Athias, IBGE


Resumo:

Tem-se, sob o guarda-chuva da Organização das Nações Unidas, um sistema de indicadores para monitoramento dos ODM, que já foi objeto de muitas críticas segundo diversos aspectos. Ao mesmo tempo, os ODM catalisaram esforços, e houve relevantes avanços, inclusive com investimentos para o aumento da capacidade estatística nos países.

Atualmente, discutem-se as lições tiradas desse monitoramento nos anos 2000 e 2010 e como se configura o arcabouço de objetivos, metas e indicadores relacionados ao desenvolvimento para os próximos anos, com destaque para o "desenvolvimento sustentável". Essa discussão do arcabouço pós-2015 tem influência nos futuros esforços de geração de indicadores e é um desafio para os produtores de estatísticas oficiais. A discussão inclui a disponibilidade e periodicidade dos indicadores e também as indagações quanto à pertinência de geração de indicadores compostos e sintéticos.