O modelo de calibração para a estimativa do aluguel imputado

Ricardo Moraes, IBGE


Resumo:

Para o Sistema de Contas Nacionais (SCN), imóveis são ativos usados para produzir serviços de aluguel. Quando um imóvel é alugado, o valor desses serviços é igual ao valor pago pelos inquilinos. Mas, para imóveis ocupados por seus proprietários, é preciso estimar o valor do aluguel. Esse valor, conhecido como aluguel imputado, faz parte da renda gerada no país. Ele compõe o Produto Interno Bruto e outros agregados do SCN.

A partir da próxima revisão do SCN (que será divulgada em 2015), a estimativa do aluguel imputado será feita através de um modelo de calibração. Assim, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - onde há informação sobre os aluguéis pagos – e do Censo Populacional 2010, será estimado um valor para o total do aluguel residencial do país (efetivo e imputado).

O processo de calibração, neste caso, estima novos pesos amostrais para os domicílios alugados. Essa estimativa é feita através da minimização da distância entre os pesos amostrais originais desses domicílios e seus novos pesos (calibrados). O objetivo da calibração é chegar a pesos que, multiplicados pelo valor de variáveis explicativas selecionadas, levem a um total igual ao da soma dessas variáveis para o universo pesquisado (domicílios próprios + alugados).

O processo é uma minimização com restrição, em que a restrição é tornar a soma do produto dos novos pesos por cada variável explicativa igual ao total do universo para essa variável.

Estimados os novos pesos, basta fazer o somatório do produto de cada um deles pelo aluguel efetivo associado para chegar ao aluguel residencial total.