Uso de web na coleta de pesquisas do IBGE

Avaliação da Coleta de Dados pela Internet no Censo Demográfico 2010

Andréa Borges Paim e Rodrigo Aires Lemes, IBGE

O presente trabalho teve como objetivos a avaliação das informações coletadas pela Internet no Censo Demográfico 2010 e a identificação de um perfil específico de domicílios e moradores que optaram pela Internet como meio de resposta. Para avaliar a consistência das informações obtidas através do preenchimento do questionário do Censo Demográfico 2010 pela Internet, procedeu-se a uma análise comparativa de perfis, seccionando os dados tanto pela origem do preenchimento (Internet ou Personal Digital Assistant - PDA) quanto pelo tipo de questionário (básico ou amostra). Os resultados são apresentados por blocos temáticos e indicam a existência de um perfil específico de domicílios que optaram pela Internet como meio de resposta ao Censo Demográfico 2010. Sugeriu-se, portanto, a aplicação da coleta pela Internet em setores com maior concentração de renda e maior percentual de recusa. Concluiu-se, ainda, que houve um ganho de qualidade nas informações prestadas pela Internet, em especial nas questões sensíveis, como pessoas com deficiência e rendimento pessoal.


A evolução dos sistemas de suporte a coleta de dados de censos e pesquisas domiciliares.

Marcos Rodrigues Pinto, IBGE/DI

O processo de construção dos sistemas de suporte à coleta do Censo Demográfico 2010 teve como principio a construção de sistemas de alta disponibilidade, e que funcionassem em locais de difícil acesso, com pouca ou nenhuma conectividade com a internet. Essas premissas levaram a montagem de uma estrutura tecnológica de postos de coleta com sistemas "off-line", que manteriam a coleta de dados nos mais adversos cenários estruturais. Ao término do Censo, e inicio de trabalho na arquitetura das pesquisas domiciliares, observamos a necessidade de dinamizar o gerenciamento de indicadores da coleta, bem como encontramos uma grande oportunidade para migração do processamento de dados da coleta da agência para a nuvem privada do IBGE. Esse novo modelo, chamado de SIGPCWEB, foi adotado com grande aceitação em PNADs, PNS, CNEFE e Censo Continuo, e trouxe diversas vantagens para o trabalho da rede de coleta, como acompanhamento de indicadores em tempo real pelo SIGC e possibilidade de sincronismo de PDAs fora da agência. Essa nova solução aponta então para um novo modelo sistema de gerenciamento de coleta, onde a centralização das informações e da capacidade computacional trazem mais agilidade, segurança e gerenciamento à coleta de dados.


O Uso da web na coleta das pesquisas econômicas.

Márcio Tadeu M. Vieira, IBGE/DI

A sessão se propõe a apresentar um histórico e o estado da arte do uso da internet na coleta de pesquisas econômicas do IBGE, com destaque para as pesquisas conjunturais e os benefícios do uso da tecnologia. Aspectos como usabilidade, portabilidade e segurança serão abordados, além das perspectivas futuras.