Metodologia Estatística: Pilar para Qualidade

 

Pedro Luis do Nascimento Silva
Pesquisador da ENCE/IBGE
Presidente do ISI, 2015-2017


Vivemos numa era com disponibilidade e acesso a dados sem precedentes. Apesar disso, lacunas substanciais permanecem devido à falta de dados sobre muitos temas de interesse, para áreas ou grupos de interesse, ou com a frequência desejável. Além disso, muitos dos dados disponíveis não têm a qualidade necessária para seu uso seguro em muitas aplicações.


Metodologia estatística fornece a orientação essencial requerida para obter dados atuais, relevantes, precisos e custo-efetivos. Também guia a ‘arte e ciência’ da extração de conhecimento dos dados para apoiar a tomada de decisões.


Vou rever as muitas maneiras em que os métodos estatísticos são usados para obter, combinar, processar, analisar, disseminar e arquivar dados no campo das estatísticas públicas ou oficiais. Também vou discutir como os métodos estatísticos são chave para medir a qualidade e para alcançar níveis especificados de precisão quando fazendo a estimação de parâmetros de interesse.


Por estes motivos, afirmo sem pestanejar: metodologia estatística é um pilar para a qualidade dos dados em qualquer área de interesse ou conhecimento.