Infraestrutura tecnológica de conectividade em áreas

remotas

Provimento de Acesso a Internet e Ponto de Troca de Tráfego (PTT) no Brasil

Eduardo Ascenço Reis e Marcelo Pitta, NIC.br

A palestra apresentará a situação atual de provimento de Internet no Brasil com base em informações de pesquisas amostrais sobre Tecnologia da Informação e Comunicação e infraestrutura existente dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT).



Desafios enfrentados na transmissão dos dados da coleta eletrônica das pesquisas frente a disponibilidade e a qualidade da internet no Brasil

Cláudio Mariano

O IBGE para atender as demandas de informação para a sociedade e para as esferas governamentais está presente nas vinte e sete unidades da federação e conta com uma rede de quinhentas e oitenta e uma agências de coleta para cobrir todo o território nacional. Os censos, as pesquisas domiciliares e os índices de preço contam hoje com a coleta eletrônica de dados que trouxe consideráveis avanços na qualidade do dado coletado, na agilidade da coleta, na possibilidade de inclusão de críticas qualitativas e quantitativas e no controle de saltos dos quesitos dos questionários. Garantida a velocidade na coleta e a qualidade dos dados coletados como contornamos os desafios na transmissão dos dados coletados frente a disponibilidade e a qualidade da internet no Brasil.



Infraestrutura da RNP para conectividade de suas instituições no interior do país

Eduardo Grizendi - Engenheiro Eletrônico, pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com Mestrado em Telecomunicações pelo INATEL e MBA em Gestão Empresarial pela FGV

A RNP. A infraestrutura nacional de conectividade da RNP. O backbone da RNP- Rede Ipê. As redes metropolitanas – O Programa Redecomep. O atendimento no interior através de redes próprias da RNP ou de terceiros. As áreas de maiores desafios. O Programa Veredas Novas. O Programa Amazônia Conectada. Visão 2020 para a conectividade no interior. Conclusões.