Modernização da componente vertical do Sistema Geodésico Brasileiro e sua contribuição para o monitoramento do nível médio do mar

Dados Geoespaciais e Estatísticos na Detecção das Mudanças na Cobertura e Uso da Terra

Leonardo Barbosa e Fernando Peres – IBGE/Diretoria de Geociências


A integração de dados geoespaciais e estatísticos têm se tornado uma questão estratégica tanto para governos quanto para empresas. A associação entre informação e localização permite otimizar os processos de tomada de decisão. Nesse contexto, o projeto Mudanças, desenvolvido junto a Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE, tem como objetivo monitorar as alterações na cobertura e uso da terra, fornecendo informações sobre a dinâmica territorial brasileira a cada dois anos. No processo de mapeamento são utilizadas imagens de satélite de diferentes resoluções e dados geoespaciais e estatísticos produzidos tanto pelo IBGE como por outras Instituições, com destaque para mapas temáticos e pesquisas agropecuárias. A integração destes dados é feita com auxílio de uma Grade Territorial para fins Estatísticos. Como produto, são disponibilizadas ao público as informações de cobertura e uso da terra de todo país para os anos 2000, 2010, 2012 e 2014, além de gráficos e tabelas apresentando a contabilidade das mudanças ocorridas nestes períodos.

Microdados Brasil: Um pacote de R para leitura de microdados brasileiros de maneira fácil e rápida

Lucas Ferreira Mation e Nicolas Soareas Pinto - IPEA


Importar os microdados das principais pesquisas brasileiras não é trivial. São necessários conhecimentos específicos - como a criação de scripts de importação de arquivos colunados - ou softwares proprietários - como SAS e SPSS –, o que limita o perfil de potenciais usuários dos dados. O pacote de R microdadosBrasil reduz esta complexidade a dois comandos: baixar os dados da fonte produtora (download_data) e importar estes dados no R (ex: read_PNAD). Há funções leitura para as principais microdados do IBGE (Pnad, Pnad Contínua, Censo Demográfico, POF, PME), INEP (Censo Escolar e da Edução Superior) e MTE (RAIS, Caged) para todos os períodos de cada base de dados. O pacote contém os dicionários de leitura e as tabelas de metadados que harmonizam nomes de arquivos e variáveis ao longo do tempo. Estas tabelas de metadados provém os parâmetros de importação para uma função genérica de importação (read_data) o que torna o código compacto, de fácil manutenção e extensão. Por fim, os scripts se baseiam nas funções dplyr e data.table, o que garante um processo de leitura rápida dos dados.

Sistemática de disponibilização de informações em portais de dados e visualização de tipologias com dados geográficos

Alexandre Xavier Ywata de Carvalho - IPEA


Nos últimos anos, o Ipea tem buscado a montagem de uma sistemática para melhor apresentação de informações por unidades geográficas em seus portais de dados. Até o momento, o desenho encontrado envolve a utilização de uma solução composta majoritariamente por componentes de software livre. Além disso, o modelo adotado trata de forma modularizada o processo de preparação de dados para posterior apresentação e o processo de montagem dos portais na web. Espera-se que essas ferramentas de visualização de dados geográficos continuem incorporando técnicas estatísticas para tratamento de dados espaciais; essas técnicas incluem, por exemplo, métodos de clusterização com contiguidade. Esses diversos tópicos serão cobertos na apresentação.