No Ceará, Triplo Fórum debate os atuais e novos indicadores de Preço sob a perspectiva do Sul Global na Era Digital
- Saúde, orçamento, educação, cultura, favelas e comunidades urbanas, economia, finanças, meio ambiente, trabalho, cor e raça, turismo, comunicação, memória, entre outros temas estão na Pré-programarão (https://eventos.ibge.gov.br/triplo-forum/pre-programacao).
- As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até dia 8 de junho, pelo site do IBGE (https://eventos.ibge.gov.br/triplo-forum), conforme número de vagas ainda disponíveis.
- Mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais debaterão os atuais e novos indicadores sob a perspectiva do Sul Global na Era Digital, de 11 a 13 de junho, em Fortaleza.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais parceiros, realizará de 11 a 13 de junho o "Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital", que ocorrerá em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999).
Preços em debate
A inflação e os índices de preços ao consumidor seguem sendo ferramentas centrais de política econômica. No entanto, sua mensuração precisa ser repensada diante das mudanças no comportamento de consumo digital, variações sazonais acentuadas, grupos populacionais e efeitos de plataformas sobre a formação de preços. Esta mesa discute como os países do Sul Global estão (ou podem estar) incorporando dados alternativos — como de e-commerce, mercados informais digitalizados e plataformas de entrega — para construir indicadores de preços mais responsivos, territorializados e sensíveis às realidades de populações vulneráveis.
As mesas do Triplo Fórum terão como palestrantes, moderadores e relatores os técnicos do IBGE, do governo do estado do Ceará, de universidades, de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de gestores público e privados, de entidades da sociedade, além de pesquisadores do Brasil e do exterior.
Conheça mais sobre o Triplo Fórum
De 11 a 13 de junho, Fortaleza receberá o maior grupo de representantes de institutos de estatísticas do Sul Global, com as seguintes delegações já confirmadas: Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia e Uruguai.
Além das delegações oficiais, Triplo Fórum já tem participantes confirmados de mais de 30 países! E mais de 100 palestrantes!
- Fórum reunirá em Fortaleza participantes do BRICS, Mercosul e CPLP, em ano de debates da COP 30 no Brasil, o que envolverá os países do bioma amazônico.
- A inscrição do Triplo Fórum para os participantes presenciais é aberta a autoridades, gestores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de entidades da sociedade em geral.
- Além de mesas internacionais e temáticas, o Triplo Fórum tem oficinas de tecnologia, entre elas: "Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE".
- As inscrições para participação online serão abertas dia 26 de maio, também pelo site do IBGE.
- Mesas internacionais terão tradução. A participação terá certificado oficial do IBGE.
Objetivos
O Triplo Fórum tem como objetivo organizar um debate técnico (presencial e remoto), com a oportunidade de reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em torno dos desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global.
Somado a isso, destaca-se o fato de que, em 2025, o Brasil preside o BRICS e o Mercosul, tendo o IBGE como o representante brasileiro dos institutos de estatísticas desses países. E o Brasil terá agenda especial dedicada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
São três fóruns estratégicos para avançar em propostas e ações de novos indicadores soberanos e refletir sobre temas essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade, em ano de realização no Brasil da COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), no que envolverá a participação dos países do bioma amazônico.
Serviço
A programação detalhada já está disponível no site do Triplo Fórum, dentro do portal do IBGE (https://eventos.ibge.gov.br/triplo-forum), com as inscrições gratuitas (somente pela internet) para todos os interessados dentro e fora do Brasil.
- O número de vagas é limitado e por ordem de inscrição.
- Todos os participantes receberão certificado.
- Inscrições gratuitas até 8 de junho. Mais informações eventos@ibge.gov.br