Organização

Coorganização:

No Ceará, Triplo Fórum coordena mesa Cop 30

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais parceiros, realizará de 11 a 13 de junho o "Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital", que ocorrerá em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999).

Mesa Cop 30

No dia 11 de junho, de 16h30 até 18h30, ocorrerá a Mesa Cop 30 com o tema Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos países do bioma da Amazônia na Era Digital. A proposta é refletir sobre a construção de novos indicadores capazes de integrar variáveis ambientais, sociais, econômicas e culturais da região, incorporando as contribuições que vão desde o sensoriamento remoto, da inteligência artificial até aos saberes tradicionais dos povos indígenas e comunidades locais.

Em diálogo com a agenda climática da COP 30, o debate buscará identificar temas estratégicos para a governança integrada da Amazônia, reforçando a soberania regional, a cooperação entre os países amazônicos e a criação de informações que orientem políticas públicas sustentáveis, inclusivas e baseadas em evidências territorializadas.

Participam da mesa Almudena Fernandez, economista e chefe do Escritório para a América Latina e o Caribe (RBLAC); Betina Ferraz Barbosa, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Jorgiene Oliveira, diretora de Planejamento e Articulações de Políticas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) e Samara Pereira Farias, gerente executiva de Estratégica, Organização e Sustentabilidade do Banco da Amazônia (BASA).

Conheça mais sobre o Triplo Fórum

De 11 a 13 de junho, Fortaleza receberá o maior grupo de representantes de institutos de estatísticas do Sul Global, com as seguintes delegações já confirmadas: Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia e Uruguai.

Além das delegações oficiais, Triplo Fórum já tem participantes confirmados de mais de 30 países! E mais de 100 palestrantes!

  • Fórum reunirá em Fortaleza participantes do BRICS, Mercosul e CPLP, em ano de debates da COP 30 no Brasil, o que envolverá os países do bioma amazônico.
  • A inscrição do Triplo Fórum para os participantes presenciais é aberta a autoridades, gestores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de entidades da sociedade em geral.
  • Além de mesas internacionais e temáticas, o Triplo Fórum tem oficinas de tecnologia, entre elas: "Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE".
  • As inscrições para participação online serão abertas dia 26 de maio, também pelo site do IBGE.
  • Mesas internacionais terão tradução. A participação terá certificado oficial do IBGE.

Objetivos

O Triplo Fórum tem como objetivo organizar um debate técnico (presencial e remoto), com a oportunidade de reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em torno dos desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global.

Somado a isso, destaca-se o fato de que, em 2025, o Brasil preside o BRICS e o Mercosul, tendo o IBGE como o representante brasileiro dos institutos de estatísticas desses países. E o Brasil terá agenda especial dedicada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

São três fóruns estratégicos para avançar em propostas e ações de novos indicadores soberanos e refletir sobre temas essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade, em ano de realização no Brasil da COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), no que envolverá a participação dos países do bioma amazônico.

Serviço

A programação detalhada já está disponível no site do Triplo Fórum, dentro do portal do IBGE (https://eventos.ibge.gov.br/triplo-forum), com as inscrições gratuitas (somente pela internet) para todos os interessados dentro e fora do Brasil.

  • O número de vagas é limitado e por ordem de inscrição.
  • Todos os participantes receberão certificado.
  • Inscrições gratuitas até 8 de junho. Mais informações eventos@ibge.gov.br