Organização

Coorganização:

No Ceará, Triplo Fórum lança Cadernos Temáticos de Saúde e de Mapas dos ODS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais parceiros, realizará de 11 a 13 de junho o "Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital", que ocorrerá em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999).

Palestra e lançamento de cadernos temáticos dos ODS

No dia 11 de junho, de 14h até 16h, acontecerá a palestra “Agenda 2030, o Sul Global e a Produção de Indicadores: desafios e perspectivas futuras” que vai preceder o lançamento dos Cadernos Temáticos de Saúde e de Mapas com indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da publicação “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20”.

A palestra e o lançamento contarão com os seguintes participantes: Denise Maria Penna Kronemberger, coordenadora geral do Projeto Indicadores ODS do IBGE; Dimas Costa, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE); Fábio Montenegro, diretor de Estudos de Gestão Pública do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE); Marco Antônio Ratzsch de Andreazzi, gerente de Estatísticas de Saúde do IBGE e Ricardo Neves de Souza Lima, da Coordenação de Atendimento e Informação (COATI) do IBGE.

Conheça mais sobre o Triplo Fórum

De 11 a 13 de junho, Fortaleza receberá o maior grupo de representantes de institutos de estatísticas do Sul Global, com as seguintes delegações já confirmadas: Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia e Uruguai.

Além das delegações oficiais, Triplo Fórum já tem participantes confirmados de mais de 30 países! E mais de 100 palestrantes!

  • Fórum reunirá em Fortaleza participantes do BRICS, Mercosul e CPLP, em ano de debates da COP 30 no Brasil, o que envolverá os países do bioma amazônico.
  • A inscrição do Triplo Fórum para os participantes presenciais é aberta a autoridades, gestores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de entidades da sociedade em geral.
  • Além de mesas internacionais e temáticas, o Triplo Fórum tem oficinas de tecnologia, entre elas: "Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE".
  • As inscrições para participação online serão abertas dia 26 de maio, também pelo site do IBGE.
  • Mesas internacionais terão tradução. A participação terá certificado oficial do IBGE.

Objetivos

O Triplo Fórum tem como objetivo organizar um debate técnico (presencial e remoto), com a oportunidade de reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em torno dos desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global.

Somado a isso, destaca-se o fato de que, em 2025, o Brasil preside o BRICS e o Mercosul, tendo o IBGE como o representante brasileiro dos institutos de estatísticas desses países. E o Brasil terá agenda especial dedicada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

São três fóruns estratégicos para avançar em propostas e ações de novos indicadores soberanos e refletir sobre temas essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade, em ano de realização no Brasil da COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), no que envolverá a participação dos países do bioma amazônico.

Serviço

A programação detalhada já está disponível no site do Triplo Fórum, dentro do portal do IBGE (https://eventos.ibge.gov.br/triplo-forum), com as inscrições gratuitas (somente pela internet) para todos os interessados dentro e fora do Brasil.

  • O número de vagas é limitado e por ordem de inscrição.
  • Todos os participantes receberão certificado.
  • Inscrições gratuitas até 8 de junho. Mais informações eventos@ibge.gov.br