Balanço do Triplo Fórum consolida ineditismo da iniciativa do IBGE em coorganização com o Governo do Ceará
O Triplo Fórum é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará, e demais apoios, que reuniu, de 11 a 13 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, chefes de institutos de estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores e estudantes, entre outros, para discutir temas relevantes para o desenvolvimento, com foco no Sul Global e em diversas áreas como juventude, desenvolvimento sustentável e os novos e atuais indicadores.
O evento teve como objetivo principal promover um debate técnico e a troca de experiências entre os participantes, em especial nas políticas públicas na era digital. O Fórum também abordou a importância do Sul Global e suas potencialidades, com destaque para os acordos e parcerias estabelecidos durante o evento. O IBGE aproveitou o evento para divulgar a Grade Estatística atualizada com os dados do Censo 2022 e lançou cadernos temáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Triplo Fórum também contou com a participação de delegações oficiais de diversos países e com a presença de palestrantes de renome internacional, além de atividades como mesas redondas, plenárias e oficinas de tecnologia. O evento foi considerado um marco para o IBGE e para o desenvolvimento do país, com foco na importância dos dados e estatísticas para a formulação de políticas públicas mais eficazes e para o fortalecimento do Sul Global.
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann destacou o ineditismo do Triplo Fórum:
"De forma inédita, a realização do Triplo Fórum na capital do Estado do Ceará consolidou o novo marco na governança soberana de dados no mundo. Com o protagonismo do IBGE, a oportunidade de construir uma nova etapa no sistema de estatística e geografia que melhor subsidia o planejamento do desenvolvimento nacional. No que agradecemos muito a coorganização do Estado do Ceará e de todos os parceiros."
(Marcio Pochmann, presidente do IBGE)
O governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas, afirmou que o Triplo Fórum ampliou a parceria entre o governo do Ceará e o IBGE:
“O Triplo Fórum de Governança do Sul Global, realizado em Fortaleza, foi um marco significativo para o Ceará, consolidando a posição do estado no cenário internacional e ampliando a parceria entre o IBGE e instituições locais como a Secretaria do Planejamento e Gestão (SEPLAG) e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE).
Agradeço ao Presidente do IBGE, Márcio Pochmann, por escolher Fortaleza para sediar o Triplo Fórum de Governança do Sul Global. Essa decisão estratégica demonstra uma visão de descentralização e valorização das potencialidades regionais, que busca criar novas conexões regionais para a disseminação de suas plataformas de dados.
É um reconhecimento da importância de destacar as realidades diversas do país, fomentando o uso e a produção de estatísticas em todas as regiões. A materialização dessa iniciativa se deu através da inauguração da Casa Brasil/IBGE no Ceará, no contexto do Triplo Fórum. O encontro foi uma oportunidade fortalecer a governança a partir do Sul Global e de democratizar o conhecimento estatístico para que ele possa impulsionar o desenvolvimento em todos os países e regiões dos BRICS+. A presença de representantes do BRICS reforça a posição do Brasil e do Ceará como um ponto estratégico e promissor no atual panorama geoeconômico global.
O Ceará busca consolidar sua relevância no contexto de fortalecimento das relações comerciais com os BRICS através de Infraestrutura logística, com destaque para o Porto do Pecém que recentemente abriu rota marítima com os portos de Xangai e Busan. Além disso, Ceará é líder na produção de energias renováveis, especialmente eólica e solar, e tem se posicionado como um polo de Hidrogênio Verde (H2V). A transição energética alinha-se às pautas de sustentabilidade defendidas pelos países do BRICS e gera novas oportunidades de negócios e parcerias.”
(Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará)
Também participou do Triplo Fórum o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Sobreira Cialdini, que fez um balanço positivo do encontro:
"O Triplo Fórum Internacional da Governança Sul Global, realizado de 11 a 13 de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Governo do Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), foi uma demonstração clara do compromisso do IBGE com a produção de conhecimento aplicado à formulação de políticas públicas.
Ao reunir mais de 30 delegações oficiais dos Brics, Mercosul e países de língua portuguesa, o Triplo Fórum colocou o Ceará no centro do debate internacional sobre governança, dados e desenvolvimento. A entrega de produtos inovadores, como a Grade Estatística, reforça o papel do IBGE como referência na construção de soluções baseadas em evidências.
Destaco também o olhar do IBGE para a formação da juventude. Mais de 500 estudantes da rede pública participaram de um curso introdutório em ciência de dados, o que aponta para uma agenda de futuro conectada com o desenvolvimento de capacidades técnicas e cidadãs.
Durante o encontro, a Seplag-CE firmou um termo de cooperação com o Instituto para fortalecer o programa Ceará um Só, que busca apoiar os municípios cearenses na governança fiscal e na melhoria da gestão pública. A partir dessa parceria, teremos acesso qualificado a dados estratégicos e à capacitação de gestores.
O Triplo Fórum foi, sem dúvida, um marco. Mostrou que, com articulação e dados de qualidade, podemos avançar rumo a políticas públicas mais eficazes, sustentáveis e voltadas ao bem-estar da população."
(Alexandre Sobreira Cialdini. Economista, secretário do Planejamento e Gestão do Ceará)
A vice-governadora, Jade Romero, destacou o momento em que o Fórum foi realizado e o diálogo sobre a importância dos indicares sociais. "O Tripo Fórum Internacional foi um ótimo momento para refletirmos sobre questões tão caras ao desenvolvimento regional. A partir de dados e evidências, discutimos sobre temas fundamentais como a primeira infância. Ao mesmo tempo, que pudemos compartilhar as boas experiências cearenses - como a saída de quase 60 mil crianças da extrema pobreza - conhecemos outros casos, realidades e números que poderão nos guiar na gestão das políticas públicas aqui em nosso Estado."
A primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, destacou a agenda do desenvolvimento sustentável:
“A realização do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, em Fortaleza, representa um marco para o Estado do Ceará e reforça nosso compromisso com a agenda do desenvolvimento sustentável e com a cooperação entre países do Sul Global. Foi com grande satisfação que participei da mesa de debates promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ocasião em que foi apresentado o Relatório Regional de Desenvolvimento Humano 2025 — Sob Pressão: O Futuro do Desenvolvimento.
Os dados apresentados pelo relatório reforçam algo que temos vivenciado no Ceará: a confiança da população na comunidade como espaço de apoio e transformação. Isso evidencia o papel fundamental da sociedade civil no enfrentamento das desigualdades e inspira políticas públicas mais participativas e integradas. Pudemos também apresentar as ações do Programa Ceará Sem Fome e destacar a relevância de iniciativas articuladas no enfrentamento à insegurança alimentar.
Reiteramos, ainda, a proposta de criação de um Fundo Internacional pela Soberania Alimentar, como instrumento estratégico para canalizar recursos, conhecimento e cooperação técnica entre nações comprometidas com a superação da fome e da desigualdade."
(Lia de Freitas, primeira-dama do Estado do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome)
O Superintendente do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, também participou do evento, junto à equipe de servidores do Superintendência, e ressaltou:
"O Triplo Fórum foi de importância fundamental para a apresentação de trabalhos e discussões de melhorias que podem ser feitas nas pesquisas em todo o ambiente técnico-científico. Esse Triplo Fórum em Fortaleza colocou o Ceará no centro mundial das discussões estatísticas, geocientíficas e de outros temas, pois diversos técnicos e pesquisadores estiveram presentes nessa discussão, nessas mesas, fazendo um debate bastante amplo. Além disso, nós tivemos referência ao Mercosul, aos países de língua portuguesa e também aos países dos BRICS. E aqui no Ceará nós recebemos 36 delegações de países distintos. A Superintendência do Ceará colaborou neste trabalho com 86 pessoas, a maioria como relatores das mesas temáticas e também equipe auxiliar para os trabalhos. Nós tivemos feedbacks importantes de autoridades, de secretários de Estado, e todos foram unânimes em sinalizar que esse Triplo Fórum foi de fundamental importância no Estado."
(Francisco Lopes, Superintendente do IBGE no Ceará)
O Triplo Fórum teve apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Ceará Sem Fome, da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), da Casa Civil do Ceará, da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará S/A - Ceará Par, da Secretaria de Turismo do Ceará, da Secretaria Nacional de Juventude - Secretaria Geral da Presidência da República, e demais parceiros.
Segue o balanço parcial do Triplo Fórum: