Sobre o Evento

 

As inscrições pela Internet estão encerradas.
Para se inscrever, somente presencialmente no dia do evento.

Como um dos marcos para a comemoração dos 80 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE será promovida a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (INFOPLAN), no período de 5 a 9 de dezembro de 2016, no Rio de Janeiro. O tema central do evento será "Coordenação para o Planejamento".

A Conferência deverá reunir técnicos e pesquisadores do IBGE, de outras instituições governamentais, institutos de pesquisa, organizações da sociedade civil, associações científicas, convidados internacionais, técnicos e pesquisadores interessados na produção, disseminação e utilização de informações necessárias ao conhecimento da realidade do país e ao exercício da cidadania.

Este evento está inserido em um contexto histórico de realização periódica da Conferência Nacional de Estatística – CONFEST e da Conferência Nacional de Geografia e Cartografia - CONFEGE. Estas Conferências têm por objetivo avaliar a produção, a disseminação e a utilização de informações de natureza estatística e geocientífica. Para seu sucesso tem sido fundamental a participação de um amplo conjunto de atores formado pelos diversos órgãos produtores e usuários de informações.

A I CONFEST foi realizada no período de 29 de maio a 4 de junho de 1968, e a I CONFEGE de 23 a 30 de setembro de 1968. A segunda edição das duas Conferências ocorreu de maneira simultânea entre 28 de novembro e 11 de dezembro de 1972. A III CONFEST aconteceu de 7 a 9 de novembro de 1989 e naquele ano não foi realizada a CONFEGE.

O 1º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, que comemorou os 60 anos do IBGE, deu lugar à realização da IV CONFEST e da III CONFEGE de 27 a 31 de maio de 1996.

Para a comemoração dos seus 70 anos, o IBGE promoveu o 2º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais, englobando a V CONFEST e IV CONFEGE, que aconteceu de 21 a 25 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro, nas dependências do IBGE.

A 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (INFOPLAN) incorpora as duas conferências, CONFEST e CONFEGE, de forma integrada.

 




© 2016 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística