Programação

IBGEeduca

O IBGEeduca é o portal do IBGE voltado para a educação.
Ele é formado por três áreas específicas: para crianças, jovens e professores.
Com formato e linguagem adequados a cada um dos públicos, ele traz informações atualizadas sobre o território e a população do Brasil, produzidas por uma fonte oficial e confiável: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Tatiana Miranda - doutora em Ciências Sociais. É pedagoga do projeto IBGEeduca.
https://educa.ibge.gov.br/

 

NexoEDU

O NexoEDU é uma ferramenta criada especialmente para professores e estudantes, que traz uma seleção de conteúdos publicados pelo Jornal Nexo, em formatos variados e inovadores, como infográficos, vídeos curtos, mapas, textos explicativos, podcasts, testes de conhecimento e outros interativos.

Marina Menezes - graduada em Direito e Ciências Sociais. É editora executiva do Nexo.
https://www.nexojornal.com.br/edu/

 

Armazenzinho

Projeto do DATA.RIO do Instituto Pereira Passos criado para professores e público infanto juvenil.
O Armazenzinho reúne, principalmente, informações históricas e geográficas sobre a cidade do Rio de Janeiro, trabalhadas em uma linguagem mais acessível aos jovens.

Neide Carvalho Monteiro - Arquiteta e mestre em Engenharia de Computação. É coordenadora geral e de produção do Armazenzinho.
https://apps.data.rio/armazenzinho/

 

Data_labe

O data_labe é um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro.
A equipe é composta por jovens moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados.
No centro dos projetos desenvolvidos está a questão do imaginário construído sobre a cidade e seus habitantes.

Gilberto Vieira - comunicador e gestor cultural. É diretor do data_labe.
http://datalabe.org/

 

Planetapontocom – Escola NAVE

O programa NAVE é um tripé constituído por uma Escola pública de Ensino Médio profissionalizante, um núcleo de pesquisa docente e um centro de disseminação para as redes públicas de ensino de suas práticas de inovação.
O planetapontocom participa de sua concepção, a convite do Oi Futuro, desde a implementação do primeiro NAVE, em Recife.

Sarah Nery - Jornalista e doutora em Educação. É professora da disciplina Narrativas Digitais e Pesquisa no curso de Roteiro para Mídias Digitais do Nave-Rio/CEJLL (Núcleo Avançado em Educação / Colégio Estadual José Leite Lopes)
http://planetapontocom.org.br/produtos/nave/

 

Joca

O Joca é um portal de notícias para jovens e crianças que pode ser acessado por mídia impressa, computadores, tablets e smartphones.
Por meio do portal Joca, os leitores têm acesso às notícias diárias relevantes no Brasil e no mundo.
O Joca traz novidades, reportagens, entrevistas, matérias, curiosidades e entretenimento próprios de veículos de imprensa, usando uma linguagem apropriada para a faixa etária, sem ser infantilizada.

Maria Carolina Cristianini - jornalista e editora-chefe do Jornal Joca.
https://jornaljoca.com.br/portal/

 

LupaEducação

A iniciativa LupaEducação tem por objetivo capacitar pessoas de qualquer idade e formação acadêmica no uso das técnicas de checagem, visando o combate à desinformação. Consiste em um programa de palestras e oficinas sobre fact-checking, realizadas pelos jornalistas da Agência Lupa em empresas e instituições de ensino.

Douglas Silveira - publicitário e jornalista, pós-graduado em Filosofia e com MBA em Marketing Digital. É gerente de Marketing da Agência Lupa, além de coordenar o programa LupaEducação.
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2017/03/28/lupa-educacao/