A Escola de Modelos de Regressão (EMR) é um evento científico na área de Estatística, de repercussão nacional que, em 2021, se encontrará em sua 17ª edição. Trata-se de um importante fórum para a difusão dos avanços da modelagem estatística nas diversas áreas do conhecimento. A cada biênio a EMR tem sido realizada em um Estado brasileiro, sendo que a 16a EMR foi realizada em Pirenópolis/GO, a 15ª em Goiânia/GO e a 14ª em Campinas/SP.

O evento tem uma sólida participação de professores e pesquisadores nacionais e internacionais de Universidades e Instituições de Ensino Superior, profissionais do mercado, alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento: tecnologia, educação, saúde, finanças, economia, marketing, entre outras!

Em 2021, a EMR será organizada pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, em parceria com a Associação Brasileira de Estatística (ABE), e acontecerá de forma remota, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A programação científica será composta por Comunicações Orais, Conferências, Minicursos e Sessões Temáticas.

Além do evento principal, a XVII EMR contará com o evento satélite "Conferência em Memória de Heleno Bolfarine", no dia 26 de novembro, também de forma remota.

- Sobre a ENCE:
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi fundada em 6 de março de 1953. A Escola promove atividades de pesquisa e, além de responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, atua em três níveis de ensino, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.
Entre seus programas de trabalho destacam-se:
  • Curso de Bacharelado em Estatística (desde 1953)
  • Curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território (desde 1997)
  • Programa de Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas (desde 1998)
  • Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA - desde 1995)

As atividades de pesquisa e ensino da ENCE estão a cargo de Mestres e Doutores que compõem o seu corpo docente. A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE, que lhe propicia maior interação com dados e informações coletados pelo Instituto, e o intercâmbio frequente com os profissionais envolvidos na sua produção e análise, que por sua vez atuam na ENCE como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.

Promoção

Parceiro Técnico-Científico

Realização