Informações gerais sobre o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é considerado um dos lugares mais bonitos do planeta. Tem mais de 7 milhões de habitantes que são conhecidos como "cariocas". A cidade é dividida em duas partes: uma zona norte e uma zona sul, pela Serra da Carioca. No Parque Nacional da Tijuca está localizado o símbolo da cidade do Rio: O Cristo Redentor, localizado no topo do Morro do Corcovado, com 710 metros de altitude e de onde tem-se uma visão maravilhosa da cidade inteira.

O Pão de Açúcar é um dos cartões postais da cidade e possui dois teleféricos que transportam os visitantes até o topo, a uma altitude de 396 metros, sobre a cidade do Rio e a Baía de Guanabara.
Mais informações em: https://www.turismobr.com/informacion-general-de-rio-de-janeiro/

O clima

O Rio de Janeiro tem um clima oceânico tropical. As estações mais quentes são em dezembro e janeiro e as mais frias em junho e julho.
Mais informações em: https://www.climatempo.com.br

INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA SUA ESTADIA

MOEDA LOCALA moeda oficial é o real (R$), cujo preço flutua livremente. A taxa de câmbio tem oscilado nos últimos meses no entorno de 3,90 reais por dólar norte-americano.
Para verificar a taxa de câmbio do dia, acesse https://www.bcb.gov.br/
O câmbio pode ser feito em casas de câmbio, localizadas no aeroporto. Vale ressaltar que as agências de câmbio fora do aeroporto têm horário limitado nos finais de semana.
HORA LOCALmenos 2 horas do GMT(no verão).
CORRENTE ELÉTRICAO fornecimento de corrente alternada é de 127 volts +/- 10%. As tomadas geralmente têm três orifícios redondos. Sugere-se viajar com um adaptador para evitar problemas com o uso de aparelhos elétricos.
ÁGUARecomenda-se não beber água da torneira. A melhor opção é consumir água engarrafada.
VACINAShttp://www.viajeabrasil.com/informacion-al-viajero/vacunas-y-precauciones-en-tu-viaje-a-brasil.php
IMPOSTOS E DICASEm restaurantes costuma-se dar gorjeta entre 10% e 15% do valor total da conta.
COMO SE LOCOMOVER NO RIOhttps://viveriodejaneiro.com/transporte/
HORÁRIOS COMERCIAIS09:00 - 19:00 horas.
Bancos: das 10:00h às 16:00h.
ATMs operam 24 horas por dia.

Como chegar no Rio de Janeiro

Dada a enorme dimensão do país, se você vier do exterior para o Rio de Janeiro, é mais seguro chegar de avião a um dos dois aeroportos da cidade, embora esse não seja o único caminho.

Vistos e outros requisitos para entrar no Brasil

Os participantes são responsáveis pelos procedimentos de emissão de passaporte, vistos e regulamentos de saúde em vigor. Mais informações sobre os procedimentos de imigração estão disponíveis em https://www.turismobr.com/visas-y-permisos-para-ingresar-a-brasil/

Internet

Nas salas de conferência, os participantes terão acesso a Internet Wifi.

Idiomas

Os idiomas oficiais do Simpósio serão Português, Espanhol e Inglês.