The China National Geography Census, primeira coleta de dados geográficos visando o conhecimento geral sobre a distribuição dos recursos naturais do país, tais como relevo, hidrografia, floresta, terras cultivadas, entre outros, proporcionou a identificação das relações de interação entre os recursos, a ecologia, a população, a economia e a sociedade com vistas ao desenvolvimento econômico/social sustentável. A coleta dos dados foi realizada entre os anos de 2013 e 2015 com um custo de 1,451 bilhão de dólares.
A Lei no 5.878 de 1973 dispõe sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) definindo como seu objetivo básico assegurar as informações e estudos de natureza estatística, geográfica, cartográfica e demográfica necessários ao conhecimento da realidade física, econômica e social do País. No art. 3 o referido decreto define que para o IBGE alcançar seu objetivo, ele deve atuar em algumas áreas de competência, sendo abordado nos itens: i. pesquisas, análises e estudos estatísticos, demográficos, geográficos, geodésicos e cartográficos; ii. levantamentos geodésicos e topográficos, mapeamento e outras atividades cartográficas; e iii. sistematização de dados sobre o meio ambiente e recursos naturais com referência a sua ocorrência, distribuição e frequência.
Neste sentido a Diretoria de Geociências do IBGE vem direcionando esforços para desenvolver uma operação, nos moldes das operações censitárias, que proporcione um retrato do território brasileiro, de forma integrada, abrangente e periódica, compreendendo os seguintes eixos temáticos: Ambiental e Logística e Características do Território.
|