ST1
Inovações de TIC para o Censo Agropecuário 2017
Projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação para o Censo Agropecuário 2017
Flávia Marinho Lima e José Luiz Thomaselli Nogueira – IBGE
O sucesso da operação censitário em 2010, Censo Demográfico, possibilitou ao Brasil ter a primazia do primeiro Censo Demográfico digital do mundo. Esta arquitetura foi aperfeiçoada em seus controles e segurança e está sendo aplicada para o Censo Agropecuário em 2017.
Funcionalidades dos aplicativos administrativos e operacionais da coleta de dados do Censo Agropecuário 2017
Douglas Lima Franco da Silva – IBGE
Essa apresentação tem por objetivo introduzir conceitos e demonstrar a abrangência e as características do Censo Agropecuário 2017 a partir de uma visão funcional e tecnológica de seus aplicativos administrativos e operacionais de coleta.
Aspectos de segurança e comunicação de dados
Bruno César Barbosa Alves – IBGE
O IBGE tem a responsabilidade de garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações que coleta, processa, analisa, armazena e publica. Estes são os atributos básicos da Segurança da Informação e vários controles são necessários para mantê-los. Os controles podem ser estratégicos, administrativos, técnicos ou legais. O IBGE protege suas informações através da combinação de todos estes métodos.
A coleta pela internet no Censo Agropecuário de 2017 e perspectivas para a coleta pela internet no Censo Demográfico de 2020
Marcos Rodrigues Pinto – IBGE
A apresentação descreverá a dinâmica da coleta pela internet no Censo Agropecuário de 2017, que tem como principal informante os estabelecimentos agropecuários identificados na chamada “coleta especial”. Será apresentado também os objetivos e desafios do projeto da coleta pela internet no Censo Demográfico de 2020.