ST11

Atualização da Base Territorial para o Censo 2020

Integração de Bases, Cadastros e Sistema

Miriam Mattos da Silva Barbuda, Fabio Luiz de Oliveira Santos – IBGE

Os sistemas BOG - Base Operacional Geográfica e BET - Banco de Estruturas Territoriais são instrumentos que auxiliam os processos de manutenção, gestão e planejamento da Base Territorial, que em conjunto com o sistema CNEFE - Cadastro de Endereços para Fins Estatísticos suportam as atividades relacionadas à Pesquisas Domiciliares, que têm nos Censos Demográficos o seu maior expoente. O SISMAP - Sistema de Mapeamento da BT é o sistema que permite a manutenção da representação geométrica dos elementos destes sistemas e a produção dos insumos cartográficos necessários ao planejamento e execução dessas pesquisas. A interação harmoniosa destes sistemas e dos processos por eles suportados é fundamental para a garantia da qualidade na execução, gestão e planejamento das pesquisas domiciliares realizadas pelo IBGE, sobretudo no foco daquelas realizadas continuamente como a PNAD Contínua e POF.

Esta sessão visa apresentar as atividades programadas na ampliação desta integração de bases, cadastros e sistemas para o Censo 2020.

Conceitos e Temas da Base Territorial

Romay Conde Garcia e Jose Henrique da Silva – IBGE

Apresentar os desafios de atualização da Base Territorial no período após o Censo Agropecuário 2016 e a preparação do Censo Demográfico 2020, a partir do aperfeiçoamento metodológico visando o acompanhamento da divisão territorial brasileira, através de convênios de Cooperação técnica com os Estados; os trabalhos de atualização da malha de setores censitários, abordando o tratamento da legislação municipal de política urbana, os novos projetos habitacionais e a dinâmica de ocupação territorial; e dos temas especiais como unidades de conservação, povos e comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas.

Perspectivas para os Produtos da Base Territorial do CD 2020 – Malhas, Mapas e Cadastros

Roberto Ferreira Tavares - IBGE

Apresentar os procedimentos de atualização do mapeamento censitário, através do uso ostensivo de imagens orbitais de alta resolução, bem como sua utilização como insumo para navegação nas operações de coleta, no seu monitoramento através do Sistema de Indicadores Gerenciais da Coleta – SIGC e na divulgação dos produtos do Censo Demográfico 2020.

Além de auxiliar na varredura do território, as imagens auxiliam na avaliação de alterações do parcelamento do solo, no refinamento da representação da divisão politico administrativa e dos limites dos setores censitários, na atualização dos elementos cadastrais do mapeamento censitário (sistema viário, hidrografia, estabelecimentos e pontos de referência). Espera-se também explorar diversos cadastros externos, de forma a subsidiar a atualização dos temas e cadastros da Base Territorial.