ST3

Pesquisas amostrais pós-censos

Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares

Cimar Azeredo Pereira – IBGE

Na década passada o IBGE iniciou o desenvolvimento do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares - SIPD, visando atender a demanda crescente por informações socioeconômicas e demográficas com a adoção de modelo integrasse de forma sistêmica as informações de todas as pesquisas domiciliares, propiciando a melhor distribuição dos temas e a alocação de novos temas, com maior detalhamento geográfica.

Nesse processo de integração foi definido que todas as pesquisas do SIPD seriam extraídas de uma amostra mestra, o que permitiria maior controle e redução de custos de sua manutenção.

Os pilares do SIPD foram constituídos com base em dois subsistemas e pesquisas independentes:

  • O Subsistema da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Continua - de periodicidade trimestral e com desagregação geográfica mais ampla que a da PNAD, de periodicidade anual e âmbito nacional, e da PME, mensal e restrita a seis regiões metropolitanas. A PNAD Contínua foi planejada para atender, além da pesquisa básica sobre a força de trabalho, temas suplementares permanentes e outros temas com periodicidade variável de acordo com as necessidades de informação.
  • O Subsistema da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - de periodicidade quinquenal foi previsto para ter ainda POF Simplificadas anuais.
  • Pesquisas Independentes - A primeira pesquisa independente definida foi a Pesquisa Nacional de Saúde, de periodicidade quinquenal.

Atualmente já estão em curso a PNAD Contínua, que vem produzindo resultados desde 2012, a POF quinquenal, cujo segundo levantamento já enquadrado no SIPD está em fase de coleta, e a PNS, cuja primeira pesquisa ocorreu em 2013 e a segunda está em fase de planejamento para ser realizada em 2018.

Ainda sem data prevista para seu início, estão sendo consideradas a POF Simplificada e outras Pesquisas Independentes, como por exemplo, a de Vitimização.

O que está sendo pensado para a próxima década, após a realização do Censo Demográfico 2020?

O SIPD foi implantado para ser um sistema dinâmico. Assim, os avanços que foram alcançados no desenvolvimento do Censo Demográfico, sejam metodológicos e processuais, deverão ser avaliados e poderão ser incorporados ou ajustados, no que for cabível, no SIPD.

Ademais, outros fatores deverão trazer subsídios no processo permanente de reavaliação do SIPD, tais como a própria experiência oriundas das pesquisas realizadas, as transformações no mundo do trabalho e na sociedade em geral, a melhoria nos registros administrativos, a experiência internacional e os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos.

O objetivo desta apresentação é apresentar alguns pontos que estão sendo pensados sobre esse processo.

Pesquisas estatísticas agropecuárias por amostragem derivadas do Censo Agropecuário

Octávio Costa de Oliveira – IBGE

Desde 2007, o IBGE vem elaborando um projeto de estatísticas agropecuárias por amostragem probabilística, denominado SNPA – Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. Neste sistema, além das estatísticas não-probabilísticas atuais, seriam criadas três pesquisas: Uma pesquisa cadastral (PCAD), uma de produção agropecuária (PNPA) e uma de atividade agropecuária (PNAG). Vários estudos e fóruns foram realizados, e o projeto previa a sua implantação após a realização do censo agropecuário previsto para 2012.

Com as limitações orçamentárias, de recursos humanos e o adiamento do censo, o projeto vem sendo postergado desde então. A realização do Censo Agropecuário 2017 abre a oportunidade de atualizar as informações e cadastros agropecuários, e, considerando as novas demandas por estatísticas agrícolas (Objetivos do desenvolvimento Sustentável, Estratégia Global, etc.), o IBGE está adaptando o projeto para atender a estas demandas e produzir estatísticas agropecuárias por amostragem probabilística a partir de 2021. Nesta apresentação serão destacados os principais pontos da proposta e perspectivas.

Pesquisa longitudinal a partir de amostra selecionada do censo 2020

Pedro Luis do Nascimento Silva – IBGE

O censo (decenal) da população fornece o sistema de referência (cadastro) com inúmeros recursos que vem sendo aproveitados ao longo do tempo, para servirem de base para o sistema de pesquisas domiciliares por amostragem do IBGE. Um uso potencial ainda não explorado é a seleção de uma amostra para servir de base a um estudo longitudinal prospectivo de longo prazo, destinado a permitir ligar os dados coletados num censo com os dados:

  • Dos próximos censos;
  • De registros administrativos;
  • De fontes orgânicas,
ao longo do tempo, para permitir realizar estudos que não são viáveis apenas com os dados das pesquisas amostrais transversais ou mesmo longitudinais de curta duração existentes.

O censo 2020 se configura como uma excelente oportunidade para planejar e implementar uma pesquisa dessa natureza no Brasil.

O modelo de pesquisa usado no Reino Unido será descrito para servir de ponto de partida para discussões sobre o tema no IBGE.