ST6

Métodos de mensuração das componentes demográficas a partir dosdados censitários

Fontes de dados e métodos para avaliar a qualidade de dados reprodutivos no Brasil: uma visão geral

Everton E. C. Lima

Neste trabalho, realizamos uma análise das principais fontes de dados utilizadas para estimar funções de fecundidade em países em desenvolvimento, dando uma atenção especial ao Brasil. Juntamente com um breve histórico das distintas fontes de informação reprodutiva, apresentamos vários métodos demográficos comumente utilizados para avaliar a qualidade dos dados e estimar indiretamente a fecundidade no Brasil. A partir dos métodos aplicados, mostramos que, de um lado, o modelo Gompertz relacional sintético (ou método de dois censos) aparentou fornecer estimativas de fecundidade mais robustas, independentemente da origem do dado considerada. Por outro lado, concluímos que diferentes fontes e métodos geram estimativas de fecundidade distintas, e isto pode ser um obstáculo para o progresso e obtenção de registros de nascimento de alta qualidade na país.

A Investigação da Migração no Censo Demográfico 2020

Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira e Gustavo Junger da Silva – IBGE

Os Censos Demográficos Brasileiros vêm se apresentando, nas últimas décadas, como um dos mais completos na investigação dos fenômenos migratórios. Variáveis pesquisadas no questionário da amostra, como nacionalidade, naturalidade, tempo de residência, ano de chegada ao Brasil, no caso dos estrangeiros, lugar de residência anterior e lugar de residência numa data fixa anterior à realização do levantamento, possibilitam identificar o estoque migratório, a migração de última etapa e os deslocamentos de data fixa. Na última edição, em 2010, o Censo inovou e colocou, no questionário básico, um conjunto de perguntas que permitiam mensurar a emigração internacional, cobrindo assim uma lacuna nos estudos migratórios a partir desta fonte de dados.

Todavia, cada uma dessas dimensões voltadas a apreender o comportamento das migrações envolve estratégias de investigação distintas face às mudanças observadas nos últimos anos e os volumes de pessoas que se deslocam. Desta forma, a proposta deste estudo e debater qual a melhor de investigar os quesitos de migração num e noutro questionário do Censo Demográfico de 2020, para mais bem apreender o fenômeno nas suas mais diversas facetas.