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Comunicação regional no Censo Agro 2017: um modelo de atuação descentralizada para o IBGE

Sílvia Maia, Diana de Souza, Mariana Viveiros e Adjalma Jaques – IBGE

A tarefa de disseminar o trabalho do IBGE, num país continental como o Brasil e com diferentes características regionais, é desafiadora. Por décadas, o IBGE busca se aproximar e melhorar a comunicação com o seu público: entes do governo, jornalistas, acadêmicos, líderes empresariais, gestores de políticas públicas no país, estados e municípios. Além disso, acompanha as mudanças que vêm ocorrendo no mundo da comunicação, com investimentos na área de qualificação pessoal e tecnologia. Entretanto, nos últimos levantamentos censitários, o IBGE passou a desenvolver um trabalho de comunicação regional nas 27 Unidades Estaduais, sincronizado com as ações e diretrizes da sede e, ao mesmo tempo, respeitando as peculiaridades de cada região, bem como o poder de decisão e autonomia. O resultado dessa campanha de engajamento pode ser encontrado na intranet da Instituição, na mídia regional e na parceria com as instituições estaduais e municipais. Neste seminário, vamos discorrer sobre essa experiência no Censo Agro 2017.

Roteiro

Desafio na disseminação e divulgação do Censo Agro (Sílvia)

  • O IBGE e a rede de agências e Unidades Estaduais (CDDI, SDIs e CCS)

  • A importância da capilaridade e agilidade da rede de comunicação

  • A valorização e descentralização da comunicação regional do IBGE no Censo Agro

Mapeando o desafio na mídia (Diana)

  • Capacitação dos profissionais e investimento em equipamentos

  • A importância das mídias locais

  • Como a agência do IBGE se insere neste contexto

Soluções encontradas (Mariana e Adjalma)

  • Retrato da comunicação regional (pesquisa realizada em 2016 e ações de comunicação no Censo Agro)

  • Iniciativas e ações nas UEs da Bahia e Amazonas (trajetória, desafios, dificuldades, facilitadores)

Conclusão (todos)

  • Desafios a serem superados no contexto atual da comunicação no IBGE