ST8

Aplicações interativas para análise espacial

Criação e Uso de Aplicações Geo-Espaciais em Cloud Environment

Wolmar Sabino – Hexagon

O objetivo desta apresentação é mostrar para a comunidade geográfica como aplicações Geoespaciais tradicionais estão sendo migradas e usadas em um ambiente Cloud visando serem cada vez mais dinâmicas, interoperáveis, leves, inteligentes e de fácil criação, para que as empresas que fazem uso da geoinformação principalmente em suas tomadas de decisões possam reduzir custos com aquisições de sistemas, limitações tecnológicas e desenvolvimentos de aplicativos.

O futuro está acontecendo agora. BIGDATA principalmente no que se refere a dados geográficos digitais é uma realidade e deve ser gerenciado com dinamismo de maneira colaborativa e principalmente intuitiva.

Diversos exemplos de uso e criação de aplicativos, para as diversas verticais de negócios que fazem uso de mapas serão apresentados de forma interativa durante esta apresentação.

A Ciência do Onde e os ODS 2030

Lúcio Graça e Linda Peters - Imagem/ESRI

O ONDE é uma das coisas mais importantes na vida. Basta ver a quantidade de vezes que usamos esta palavra. O ONDE é tão importante que já merecia mesmo ser tratado como ciência.

O IBGE é uma instituição que pratica a ciência do ONDE por excelência. Há exatos 81 anos o IBGE se dedica a desenvolver e implantar a ciência do ONDE. Quando executa e publica o Censo Demográfico o IBGE está informando ONDE vivem os brasileiros, quanto somos e quais as nossas características socioeconômicas. Através das suas inúmeras pesquisas, o IBGE ajuda a sociedade de maneira geral a decidir ONDE aplicar recursos e priorizar ações.

Como geralmente não se faz ciência sem tecnologia, no caso da ciência do ONDE, a tecnologia que usamos é a tecnologia dos Sistemas de Informações Geográfica.

Sistemas de Informações Geográficas são, por natureza, uma linguagem universal usada para comunicar aspectos os mais diversos da vida no planeta.

Por sua vez, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável têm também o objetivo de ser uma linguagem universal utilizando-se de um conjunto de metas e indicadores segmentados em 17 objetivos que sintetizam os sistemas vitais do nosso planeta. A partir daí a sociedade terá um quadro indicativo do nível de desenvolvimento de cada Estado, que vai subsidiar a aplicação de programas adequados visando melhorar estes índices.

A ONU em parceria com a Esri Inc., convidou um seleto grupo de países para participar de um projeto de pesquisa de ordem prática que visa a implementação de uma federação de sistemas de informações geográficas no âmbito das informações estatísticas dos ODS 2030.

A proposta deste “System of Systems” passa pela definição de um modelo de dados global

ArcGIS Community Analyst - Empoderando a Comunidade através da Disseminação de Informações Estatísticas

Leonardo Fernandes e Linda Peters - Imagem/ESRI

É cada vez mais premente a necessidade de instrumentar nossas decisões com fatos e dados.

Tendo em vista o grande volume de informações que temos hoje à nossa disposição, é fundamental que possamos basear nossas análises em cenários ricos, estruturados sob a ótica de nossos processos de trabalho e enriquecidos com os dados que reduzam os riscos associados à tomada de decisão.

Apesar da fartura de informações e das possibilidades que temos hoje para melhorar nossas decisões, podemos afirmar que resta ainda um grande desafio àqueles responsáveis por prover cenários aos tomadores de decisão: como selecionar, compilar e prover informações em ambientes de análise fácil?

Este desafio cresce exponencialmente quando as decisões a serem tomadas envolvem conhecimento sobre a sociedade. Não é simples para a maior parte de nossos governantes, políticos e administradores contextualizar de forma rica as decisões sobre projetos. As informações existem, porém, não é simples acessar fontes tão dispersas, disponibilizadas em granularidades diferentes (município, estado, país, setor, CEP, logradouro, etc.) e com necessidade de integração para que seu uso seja efetivo. Além disso, normalmente a interação com estas informações não é simples, o que normalmente traz sobrecarga às ações de tomada de decisão.

O ArcGIS Community Analyst é um aplicativo Web que vem cobrir esta demanda. Esta aplicação, disponibilizada através do ArcGIS Online, provê informações demográficas, sociais e econômicas compiladas pela Esri a partir de fontes oficiais, oferecendo a possibilidade de integrá-las com dados externos trazidos pelo usuário como parte do contexto de análise.

Através de interfaces intuitivas e de fácil uso, esta aplicação vem auxiliando governos municipais, regiões metropolitanas, empresas públicas e privadas, entidades sem fim lucrativo e outros entes da sociedade a melhor alocar seus recursos, priorizar projetos e entender seus impactos junto à população.