Apresentação

A atualização dos conceitos geográficos é de suma importância devido à necessidade de produção de recortes espaciais que reflitam os fenômenos estudados e assim forneçam quadros de referência para coleta e divulgação estatística. Nesse cenário, rediscutir os conceitos de rural e urbano é fundamental, uma vez que o contexto na segunda década do século XXI é muito diferente daquele do século anterior, que serviu de base para a definição atualmente utilizada pelo IBGE. No intuito de cumprir tal tarefa, o IBGE vem priorizando o assunto nos últimos anos, de modo a viabilizar um conjunto de definições que permita operacionalizar as atividades estatísticas da casa.

A revisão para o Censo Demográfico 2020 traz a oportunidade de impulsionar as discussões sobre o assunto. Desta forma, o IBGE pretende apresentar nova proposta, assim como debater e ouvir as contribuições de instituições nacionais, internacionais e do próprio IBGE. As contribuições serão valiosas para os estudos realizados e para os novos projetos que contribuam com o cumprimento da missão institucional do IBGE.

Este Seminário, portanto, tem como finalidade, propor uma reflexão sobre as novas classificações e conceitos geográficos com fins de divulgação das estatísticas levantadas pelas diversas pesquisas da Instituição. As Sessões Temáticas da programação refletem as pesquisas desenvolvidas no IBGE e projetam tendências tendo em vista as mudanças ocorridas no país, alinhando a classificação de áreas e os diversos parâmetros definidores do rural e urbano em suas múltiplas gamas e intensidades. Assim, serão abordados temas como: a classificação da natureza preservada; a classificação de áreas com extrativismo vegetal; a utilização da paisagem como indicador para classificação; a utilização das atividades econômicas como definidores de rural e urbano; a remotidão como possível definidora de localidades rurais e urbanas; os aspectos estatísticos de coleta e divulgação envolvidos; e as demandas de órgãos que utilizam os dados do IBGE.

Neste sentido, o temário está orientado para abordar a diversidade do território nacional, considerando a necessidade de redefinição metodológica e conceitual de categorias espaciais tradicionais tidas como pertinentes para a compreensão de nossa sociedade. Esse processo tem por finalidade atender a demandas da sociedade, direcionar levantamentos estatísticos em consonância com os preceitos internacionais (ONU, Habitat III, FAO e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, etc.) e subsidiar a formulação de políticas territoriais em quadros territoriais complementares as tradicionais definições legais.

Pretende-se com esse Seminário consolidar uma classificação que supere a dicotomia rural e urbano, uma vez que as demandas feitas ao IBGE implicam em informações que subsidiem o planejamento público e privado, a alocação de recursos variados, o compartilhamento de estatísticas com órgãos internacionais e as necessidades dos demais profissionais da área. São demandas que superam uma classificação binária e convidam a Instituição a elaborar uma classificação pautada na combinação de variáveis que permita extrair várias gamas de ruralidade/urbanidade e harmonizar com a classificação já existente.