Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7

 

Os artigos e as apresentações estão disponíveis em "Programa da Conferência".

 

ICAS-VI
Rio de Janeiro, Brasil
23 a 25 de outubro de 2013

 

A Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias (International Conference on Agriculture Statistics, ICAS) é organizada a cada três anos, desde 1998, sob os auspícios do Comitê de Estatísticas Agropecuárias do Instituto Internacional de Estatística (International Statistical Institute, ISI).

A Conferência reúne experientes estatísticos da área agropecuária de todo o mundo, principalmente representantes dos institutos nacionais de estatística e ministérios da agricultura. As conferências ICAS são abertas a todos os produtores e usuários das estatísticas agropecuárias, tais como economistas, estatísticos, engenheiros agrônomos, pesquisadores, analistas, acadêmicos, membros do governo e organizações internacionais. Elas são abertas também ao setor privado, incluindo a comunidade empresarial. Um dos objetivos da 6ª Conferência é ampliar seu público, envolvendo acadêmicos e pesquisadores da área agropecuária que utilizam métodos estatísticos de pesquisa.

As cinco primeiras conferências ICAS contribuíram para os esforços em melhorar a qualidade das estatísticas agropecuárias em todo o mundo. As discussões centraram-se no fornecimento de informações para monitorar programas de desenvolvimento relacionados à pobreza, particularmente em países de baixa renda. Um dos grandes resultados das últimas conferências foi a crescente conscientização de que a qualidade das estatísticas agropecuárias estava em declínio. Além disso, houve o reconhecimento generalizado de que novas questões, como segurança alimentar, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento rural, demandam melhores estatísticas. Esta crescente preocupação resultou no desenvolvimento da "Estratégia Global para o melhoramento das estatísticas agropecuárias e rurais" e do Plano de Ação para a sua execução — ambos aprovados unanimemente pela Comissão de Estatística da ONU.

A VI Conferência Internacional sobre Estatísticas Agropecuárias (ICAS-VI), será organizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 23 a 25 outubro de 2013, no Rio de Janeiro, Brasil. O tema da conferência será "Melhorar as estatísticas para segurança alimentar, agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Vincular as estatísticas com a tomada de decisão, com foco nas questões levantadas pela implementação da Estratégia Global."

Antes da conferência, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (US Departament of Agriculture, USDA) vai realizar dois dias de sessões de treinamento para jovens estatísticos de países em desenvolvimento e a FAO vai organizar o seminário A Derivação de Indicadores de Segurança Alimentar a partir de Pesquisas Domiciliares Usando o Módulo ADePT de Segurança Alimentar - experiência dos países.

A Comissão Organizadora da ICAS-VI é presidida pelo IBGE, enquanto o Comitê Científico é copresidido pelo IBGE e pelo USDA.

A conferência promete um programa verdadeiramente diverso e excitante, constituído por palestras plenárias proferidas por expoentes neste campo, mesas-redondas e sessões paralelas. O programa será complementado por uma sessão de pôsteres.


Parceiro:

ISI | International Statistical Institute



Patrocinadores:

ISI | International Statistical Institute USDA | United States Department of Agriculture Banco Mundial FAO | Food and Agriculture Organization of the United Nations Paris21

AFDB | African Development Bank European Commission Bill & Melinda Gates foundation




© 2012 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística