No último dia da CONFEST/CONFEGE, oito grupos temáticos foram realizados

Nesta manhã, dia 05, entre 08h e 12h30, a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados CONFEST/CONFEGE em Salvador, Bahia, realizou oito grupos temáticos na Escola SESI.

 

O primeiro grupo, cujo tema foi “SIPD e caminhos para sua expansão”, teve como palestrantes Leonardo Santos de Oliveira e como moderadora Adriana Beringuy, ambos do IBGE.

 

“Os desafios de retratar a diversidade rural brasileira no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola” foi o tema do segundo grupo, moderado por Fernando Damasco (IBGE). Os palestrantes foram: Eduardo Marcusso, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); Ernesto Galindo, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e Juliana Queiroz e Marta Antunes do IBGE.

 

O terceiro grupo da manhã foi sobre “Educação para as Mídias”, tendo como palestrantes as professoras Cicília Peruzzo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Márcia Guena, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A moderação ficou por conta de Michel Silva, do IBGE.

 

“A pós-graduação a serviço da sociedade: possibilidades de inserções de egressos” foi o quarto grupo temático do dia. Os palestrantes foram Joice de Souza Soares (IBGE); José Ricardo Faria, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); e Luciana Lima. A moderadora foi Maria Luiza Guerra de Toledo (IBGE).

 

O quinto grupo, cujo tema foi “Inteligência Artificial e Interesse Comum (Cidadania)”, teve como palestrantes os professores Daniela Ota, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Messias Guimarães Bandeira, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. O moderador foi Vicente Aguiar (IBGE).

 

O tema do sexto grupo foi “O Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde e a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros/as: vinculando dados sociais, ambientais, climáticos e de saúde para impulsionar a pesquisa e a avaliação de políticas públicas”, foi moderado por Mauricio Barreto da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e CIDACS/FIOCRUZ, que também atuou como palestrante juntamente com Bethânia Almeida (UFBA) e Roberto Carreiro (CIDACS/FIOCRUZ).            

 

“Geografia e Cartografia Censitárias do IBGE: avanços conceituais e geotecnológicos e seus impactos nas políticas públicas” foi o sétimo grupo temático, moderado por Raphael Rocha dos Reis (IBGE), e teve como palestrantes Thales Sehn Körting, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e Felipe Leitão e Romay Conde Garcia do IBGE.

 

O oitavo grupo, cujo tema foi “Cartografias Poéticas e Políticas Espaciais”, teve como palestrantes Francisco Jorge de Oliveira Brito (IBGE); Marcelo Oliveira de Faria, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Vítor Marques Almeida, do Instituto Federal de Sergipe (IFS); e, como moderador, Matheus Sartori Menegatto, do IBGE.