Mesas baianas na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados terão Carlinhos Brown, presenças internacionais e especialistas do Estado

A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) chega à Bahia, com uma programação diversificada que promete discutir temas estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico e científico do país. Entre os dias 03 e 05 de dezembro, pesquisadores, professores, produtores e profissionais de diversas áreas se encontram no SENAI CIMATEC e na Escola SESI, em Salvador, para compartilhar experiências e apresentar estudos sobre dados.
A agenda inclui mesas-redondas, grupos temáticos e oficinas, abordando desde a aplicação de dados censitários em estudos territoriais até o uso de inteligência artificial na gestão pública.
Um ponto alto será o debate sobre estatísticas industriais na Bahia, com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do IBGE, além da mesa “Os números da cultura”, que contará com nomes como Carlinhos Brown e o economista australiano David Throsby, discutindo indicadores culturais e economia criativa.
A mesa “Ciência de Dados na Educação Pública: Caminhos para a Equidade e Participação Cidadã”, que reúne especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para discutir como a análise de dados pode transformar políticas educacionais.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de novembro, mas, considerando a lotação das mesas, grupos temáticos e oficinas, entre outras atividades, mais da metade das vagas já está esgotada.
A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã. Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
Confira a programação completa aqui: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/programacao
Organização + apoios
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE. Além da programação, a conferência tem uma agenda que começa dias 1 e 2/12, com evento voltado à preparação do pré-teste do próximo Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, também reuniões fechadas entre o IBGE e os parceiros locais, nacionais e internacionais.
Pela primeira vez na Bahia
A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.
Pela primeira vez, a conferência mais importante do IBGE — organizada desde 1968 — será realizada fora do Rio de Janeiro, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da inovação.
Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas, além da interface com os desafios do Estado e da iniciativa privada na busca por informações oficiais históricas, do presente e capazes de antecipar o futuro.
Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã