A abertura da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), nesta quarta-feira (3), em Salvador/BA, terá apresentação da Orquestra Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

Fundados em 2007, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia têm o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração social. Atualmente, são atendidos mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade. As atividades preparam os jovens para assumir diferentes papéis por meio do ensino e da prática musical coletivos.

Mais de quarenta autoridades confirmaram presença na abertura, que ocorre a partir das 8h, no auditório 3 do SENAI Cimatec, no bairro de Piatã. Entre os confirmados, estão o presidente do IBGE, Marcio Pochmann; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; o diretor de Relações Institucionais do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CIMATEC), Walter Pinheiro; o diretor de negócios, governos e mercados do Serpro, André Agatte; o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Paes Cardoso; e o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Francisco Ferreira Alexandre.

CONFEST/CONFEGE

A Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) é o maior evento nacional de estatísticas e geociências e um dos mais importantes do mundo nessa área. O encontro tem por objetivo ampliar o diálogo do Instituto com a sociedade, aproximando produtores e usuários de dados e estatísticas produzidos pelo IBGE, bem como avaliar os processos de produção, disseminação e de utilização de informações de natureza estatística e geográfica, visando revisar e aperfeiçoar o Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas – PGIEG.

Pela primeira vez, a conferência mais importante do IBGE — organizada desde 1968 — é realizada fora do Rio de Janeiro, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da inovação. Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas, além da interface com os desafios do Estado e da iniciativa privada na busca por informações oficiais históricas, do presente e capazes de antecipar o futuro.

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a CONFEST/CONFEGE tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).