Realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro, nas instalações do SENAI CIMATEC e do SESI, em Salvador (BA), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), além de mesas e grupos temáticos para discutir a produção e integração de dados estratégicos para o desenvolvimento do Brasil, contará também com diversas oficinas para a disseminação de conhecimentos para estudantes e pesquisadores.
E, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), o IBGE irá oferecer, durante a CONFEST/CONFEGE, oficinas para 1.500 estudantes de Ensino Profissional e Tecnológico de instituições de Salvador e Região Metropolitana.
Nos dias 4 e 5 de dezembro, acontecerão 3 edições da capacitação “Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE” voltadas exclusivamente aos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Formação e Eventos Isaías Alves, que fica no bairro do Barbalho, em Salvador, do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (CEEIFOR) Mãe Stella, do bairro do Cabula, também na capital baiana, e do CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, do município de Lauro de Freitas.
Na oficina, os participantes serão capacitados a usar as principais plataformas do IBGE e explorar as suas potencialidades para os estudos e a vida profissional. Serão apresentados o Portal IBGE, ponto central de tudo que o instituto produz e o IBGE Educa, voltado para o público escolar, além de plataformas de cartografia e agregadores de tabelas.
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).