O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promove, entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2025, a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), em Salvador (BA). O evento será realizado nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI.

Esta será a primeira vez, desde sua criação em 1968, que a conferência ocorrerá fora do Rio de Janeiro, marcando uma estratégia de descentralização e inclusão regional. A mudança acontece em um contexto de transformação global, no qual a produção e governança de dados se consolidam como eixo estruturante do desenvolvimento econômico e social na Era Digital, com potencial para reduzir desigualdades e gerar oportunidades, especialmente para a juventude.

Entre os destaques da programação estão mesas internacionais com tradução simultânea, abordando temas estratégicos para o futuro da produção estatística e geográfica no Brasil e no mundo.

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).

Confira as participações internacionais :

Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital (2026-2030)

Organizada pela Presidência e Diretoria Executiva do IBGE, esta mesa discutirá a proposta de um novo PGIEG, instrumento essencial para orientar a produção estatística e geográfica nacional nos próximos anos. Moderadora: Flávia Vinhaes (Diretora Executiva do IBGE) Palestrantes: Márcio Pochmann (IBGE), Elio Atenógenes Villaseñor Garcia (INEGI – México), Ivan Maurício Ojeda Aguileta (INE – Paraguai), Andrea Ramires (DANE – Colômbia)

Modernização da Produção Estatística

Debate sobre novas metodologias, uso de fontes alternativas e incorporação da Inteligência Artificial na produção estatística.

Moderador: Gustavo Junger (IBGE) Palestrantes: Fábio Senne (CETIC.br), François Lavoie (Statistics Canada), Thaciana Guimarães Cerqueira (MGI), Vladimir Miranda (IBGE), Carlos Torres Freire (CCDEP/SEADE)

Comunicação, Documentação e Circulação (CDC) como eixo da soberania na Era Digital

Discussão sobre o papel estratégico da pesquisa em CDC diante do volume massivo de dados e da transformação digital. Palestrantes: Andrea Medrado (Universidade de Exeter, Reino Unido), Danielle Sampaio Barreiros (IBGE)

Transversalização de Gênero em Institutos de Estatística

Troca de experiências sobre estratégias para fortalecer estatísticas de gênero na América Latina e Caribe. Moderadora: Dalea Antunes (IBGE) Palestrantes: Andrea Llerena (ONU Mulheres), Andrea Ramirez (DANE – Colômbia), Karen García Rojas (CEPAL), Márcia Contreras (ONE – República Dominicana)

Os números da cultura: informações, estatísticas e indicadores do campo da cultura

Mesa organizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) para discutir sistemas de informação e indicadores culturais, essenciais para políticas públicas e economia criativa. Moderador: Paulo Miguez (Reitor da UFBA) Palestrantes: Carlinhos Brown (músico), Carlota Gottschall (OBEC-UFBA), David Throsby (Austrália), George Yúdice (EUA), Daniel Spitalnik Nathan (IBGE), Néstor García Canclini (México), Pier Luigi Sacco (Itália)

Os desafios da produção estatística em países do Bioma Amazônia

Mesa aberta sobre estratégias e desafios para produção estatística em nove países amazônicos, considerando biodiversidade, povos tradicionais e riscos ambientais. Moderadora: Andrea Diniz da Silva (IBGE)

Relatora: Clara Oliveira Silveira (IBGE) Palestrantes: Alejandro Rojas (DANE – Colômbia), Franklin Gregorio Reina (INE – Venezuela), Manuela Mendonça de Alvarenga (IBGE – Brasil), Marianita Granda León (INEC – Equador), Nancy Hidalgo (INEI – Peru)