IBGE lança Mapa-Múndi invertido — Bahia no centro do mundo na abertura da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)

Bel e Pedro recepcionaram participantes e autoridades (Foto: Secom Bahia)
Bel e Pedro recepcionaram participantes e autoridades (Foto: Secom Bahia)

O IBGE, por meio da Superintendência Estadual na Bahia e da Coordenação de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), lançou nesta quarta-feira, dia 03, o “Mapa-Múndi invertido — Bahia no centro do mundo” durante a abertura da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que acontece em Salvador.

A iniciativa integra as atividades da conferência e propõe uma releitura cartográfica que coloca o estado da Bahia no centro do planeta, simbolizando seu protagonismo e o fato de ter sido o primeiro local a receber o evento fora do Rio de Janeiro.

“O mapa convida todos a repensarem a forma como enxergamos o planeta. Essa inversão nos lembra que o olhar sobre o mundo pode mudar, reconhecendo a importância de diferentes territórios e realidades na construção de um planeta mais equilibrado e sustentável”, disse o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

A inauguração contou com a presença de parte do secretariado do Governo da Bahia e membros do IBGE. O mapa ficará durante os dias da conferência na Escola Sesi e depois seguirá para eventos da rede estadual de Educação.

O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a primeira vez que viu o mapa. “Achei criativo, provocativo e que nos coloca em outra posição. Sempre fomos vistos pelos olhos do Norte e agora estamos no centro do mundo. Reescrevemos a história quando deixamos de ser olhados pela lente do colonizador”, destacou.

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).

Serviço:

Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)

Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.

As mesas internacionais terão tradução.

Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)

Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI

Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.

Bell e Pedro recepcionaram participantes e autoridades (Foto: Secom Bahia)