Manhã do segundo dia da Conferência contou com 15 Grupos Temáticos
Nesta manhã, dia 04, entre 08h e 12h30, a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados CONFEST/CONFEGE em Salvador, Bahia, realizou 15 grupos temáticos na Escola SESI.
Os grupos temáticos são fundamentais num evento do porte da CONFEST/CONFEGE, pois permitem a discussão aberta e a troca de ideias sobre temas específicos, além de facilitar a interação dos participantes, permitindo que compartilhem suas perspectivas.
O primeiro grupo temático foi “Extensão universitária e letramento estatístico: a academia a serviço da sociedade”. Organizado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), trouxe como palestrantes Ana Flávia Ferreira Pinho, professora da Educação Básica e integrante do Grupo de Pesquisa Equidade na Educação Matemática, Estatística e Científica (GEMEC); Larissa de Carvalho Alves e Bianca Walsh, ambas da ENCE. A moderação ficou por conta de Joice de Souza Soares (ENCE/IBGE).
“A produção de geoinformações de cobertura e uso terra para as políticas públicas brasileiras” foi tema do segundo grupo, moderado por Gustavo de Carvalho Cayres da Silva, Diretor Adjunto de Geociências do IBGE. Os palestrantes foram Cassio Freitas Pereira de Almeida, Gerente de Observação da Cobertura e Uso da Terra (IBGE); Claudio Pelosi, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI); Renan Milagres L. Novaes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Sávio Túlio Oselieri Raeder, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O terceiro grupo cujo tema foi “Plano 2026–2030 da Diretoria de Pesquisas – IBGE”, teve como palestrantes Alessandro Pinheiro e Claudio Crespo da Diretoria de Pesquisas do IBGE; e João Victor Villaverde e Marcelo Ribeiro Moreira do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A moderadora foi Camila Vaz da Silva, do IBGE.
A “Comunicação digital” foi o tema do quarto grupo temático do dia, que teve como palestrante e moderador Luiz Martino, professor titular em Teorias e Epistemologia da Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).
O quinto grupo, cujo tema foi “Gestão de Riscos no Setor Público: Evolução e Desafios”, teve como palestrante Patrícia Alvares de Azevedo Oliveira da Controladoria-Geral da União (CGU) e como moderadora Paula Leite da Cunha (IBGE).
O sexto grupo, com o tema, “A Estrutura Integrada da Qualidade no IBGE – Dos Padrões Globais à Governança Sistêmica para o PGIEG 2026–2030”, teve como palestrantes Leandro Albertini, Edson Roberto Vieira, Alex da Silva Santos, Guilherme Carneiro do Nascimento, Renata Moreira Paz da Costa e como moderador Cimar Azeredo, todos do IBGE.
“Pesquisas com Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM)” foi o sétimo grupo temático da manhã, com Maria Fernanda Cunha da Silva, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Jianne Rafaela Mazzini de Souza, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) como palestrantes, moderado por Naisy Silva Soares (UESC).
O oitavo grupo, cujo tema foi “Capacitação e formação nacionais”, teve como palestrantes do IBGE César Augusto Marques da Silva, Izabelle de Oliveira e Juscelino Bezerra dos Santos, e Regina Luna Santos da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A moderadora foi Larissa de Carvalho Alves (IBGE).
O nono grupo temático tratou de “Caracterização do território: Análise do espaço rural‑urbano”, teve como moderadora Manuela Mendonca de Alvarenga, do IBGE. Os palestrantes foram Artur Caldas Brandão, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Gabriela Corrêa Valente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; James Amorim Araujo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Maria Monica Vieira Caetano O’Neill (IBGE).
“Censos Demográficos (Censos: fortalecendo o ciclo censitário)”, foi o tema do décimo grupo da manhã. Os palestrantes foram Giulia Fortes, Fernando Damasco, Marcelo Medeiros e como moderador Claudio Crespo (IBGE).
O décimo primeiro grupo temático foi “Documentação digital”, que teve como palestrante e moderadora a professora Adriana Omena, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
“Soberania Digital” foi o tema do décimo segundo grupo da manhã do dia 4, com André Picoli Agatte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) como palestrante e Leandro Albertini (IBGE) como moderador.
O décimo terceiro grupo, cujo tema foi “Processos Seletivos em Larga Escala: Lições Aprendidas e Perspectivas futuras e Execução das Operações Censitárias”, teve como palestrantes Bruno Taranto Malheiros (IBGE), Maria Aparecida Chagas (MGI), Janice Oliveira Godinho (MGI) e como moderadora Steffi Christine de Holanda Hanschke (IBGE).
O décimo quarto grupo temático abordou “Emigração Internacional Brasileira” e teve como palestrantes Cimar Azeredo (IBGE); Wilson Fusco, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj); Gilvan Guedes, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), e Márcio Minamiguchi (IBGE). O moderador foi Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra/UnB).
O décimo quinto grupo, cujo tema foi “As Múltiplas Faces da Pobreza: desafios na construção de pesquisas domiciliares subnacionais”, teve como palestrantes Cimar Azeredo (IBGE), Izete Pengo Bagolin (PUC-RS), Lis Helena de Souza Borges (SEI-BA) e como moderador Carlos Eduardo Iwai Drumond (UESC).
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).