Especialistas analisam desafios enfrentados na realização e utilização das principais pesquisas industriais do IBGE, com foco na realidade da Bahia
Na manhã desta quarta-feira, 04, o tema Desafios das Pesquisas Industriais (PIA e PIM-PF): a produção e o uso das estatísticas industriais na Bahia, foi debatido durante a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados CONFEST/CONFEGE em Salvador, Bahia, em mesa realizada no auditório do SENAI CIMATEC.
A mesa teve como palestrantes Ricardo Kawabe, gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Andrea Bastos Guimarães, coordenadora de Estatísticas Estruturais e Temáticas em Empresas do IBGE, João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais e Finanças Públicas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Gustavo Pessoti, coordenador de avaliação institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e como moderador Flávio Magheli, Coordenador de Estatísticas Conjunturais em Empresas do IBGE.
O evento discutiu os desafios enfrentados na realização e utilização das principais pesquisas industriais do IBGE – a Pesquisa Industrial Anual (PIA) e a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) – com foco na realidade da Bahia. Foram abordadas questões metodológicas, operacionais e analíticas que influenciam a produção e a interpretação dos resultados, bem como as implicações dessas estatísticas para o entendimento da dinâmica industrial regional.
As primeiras falas foram de Andrea Bastos Guimarães e Flávio Magheli, representando o IBGE. Eles buscaram explicar a composição dos índices industriais do Institutos e os desafios e mudanças que ocorreram para a captação desses indicadores nos últimos anos, utilizando o contexto industrial da Bahia.
Na sequência, Ricardo Kawabe explicou a utilização de diversos dados para a composição do Observatório da Indústria, incluindo as informações da PIA e da PIM-PF, e ressaltou a parceria com o Instituto: “Sempre tivemos uma proximidade muito grande com a equipe técnica do IBGE, porque é fundamental esmiuçar os dados para entender o nosso cenário”.
João Paulo Caetano, por sua vez, buscou trazer a sua experiência como usuário das informações industriais do IBGE para os trabalhos realizados pela SEI. Segundo ele, os dados da PIA e da PIM-PF são “bases fundamentais para os estudos da Superintendência, tanto de análise de conjuntura, quanto dos estudos estruturais. Produzimos produtos particulares como o PIB trimestral da Bahia e o PIB do agronegócio, e a gente só consegue fazer com base nessas informações que a gente recebe do IBGE”.
Em sua fala, Gustavo Pessotti tratou sobre os desafios da industrialização na Bahia e como isso é refletido nos dados: “busquei trazer uma relação prática de como a indústria é importante para o desenvolvimento econômico do estado”. Ao trazer indicadores, incluindo os dados das Contas Regionais, produzidos pelo IBGE, o pesquisador criticou a retração industrial no estado na década passada, porém, apontou caminhos para a retomada da atividade, trazida no Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2050
Após a fala dos palestrantes, os participantes puderam fazer perguntas sobre os temas levantados na palestra, como a necessidade de se captar as micro e pequenas empresas nas estatísticas do IBGE.
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).
Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
As mesas internacionais terão tradução.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.