Tecnologias emergentes a serviço da eficiência e da inovação na Administração Pública

Mesa reuniu analistas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do IBGE

Otimização, inteligência artificial e geoinformação como ferramentas para ampliar a eficiência da gestão pública foram o foco de uma das mesas-redondas realizadas, na tarde desta quinta-feira (04/12), na Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que acontece em Salvador (BA).

Organizada pela Presidência e pela Diretoria de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mesa "Otimização, Inteligência Artificial e Geoinformação para a Eficiência da Gestão Pública Federal" reuniu os analistas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) Walter Galvão, da área de Governo Digital, e Carlos Henrique Silva, do setor de Geoprocessamento. 

Galvão destacou a relevância da participação do Serpro no evento e ressaltou a sintonia entre as pautas da conferência e as inovações adotadas pelo IBGE. “Somos a maior empresa pública de TI da América Latina e estamos muito felizes em integrar esta programação, que aborda temas essenciais. É muito positivo ver as inovações tecnológicas que o IBGE vem implementando”, afirmou Galvão.

Ele lembrou ainda que, em setembro de 2025, o Serpro firmou parceria com o IBGE para apoiar a realização do próximo Censo Agropecuário: “Temos condições de contribuir tanto na parte de identificação – já que o Serpro é gestor da solução gov.br – quanto por meio da plataforma Conecta Gov.br, um catálogo de APIs governamentais que certamente serão úteis ao Censo. Além disso, sistemas do Incra, do Ibama e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) podem agregar informações importantes, sempre preservando a necessidade da verificação em campo. O objetivo é somar inteligência aos dados coletados, não substituí-los”.

Na sequência, Carlos Henrique Silva apresentou soluções desenvolvidas pelo Serpro que utilizam inteligência artificial, modelagem de dados e modelos preditivos, integrando informações de diversas instituições, inclusive do próprio IBGE. “O Serpro e o IBGE têm grande sinergia e podem avançar juntos no desenvolvimento de soluções inovadoras”, destacou.

CONFEST/CONFEGE
A CONFEST/CONFEGE é o maior evento nacional de estatísticas e geociências e um dos mais relevantes do mundo nesse campo. Seu objetivo é ampliar o diálogo do IBGE com a sociedade, aproximando produtores e usuários de dados e permitindo avaliar e aperfeiçoar os processos de produção, disseminação e uso das informações estatísticas e geográficas. As discussões contribuem diretamente para o aprimoramento do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG).

Pela primeira vez desde sua criação, em 1968, a conferência é realizada fora do Rio de Janeiro, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da inovação.

Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas, além da interface com os desafios do Estado e da iniciativa privada na busca por informações oficiais históricas, do presente e capazes de antecipar o futuro.

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a CONFEST/CONFEGE conta com patrocínio do Serpro e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Serviço: 
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) 
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030. 
As mesas internacionais terão tradução. 
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA) 
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI 
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.