CONFEST/CONFEGE encerra tarde do segundo do dia do evento com 11 grupos temáticos

Na tarde, dia 04, entre 14h e 18h30, a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados CONFEST/CONFEGE em Salvador, Bahia, realizou 11 grupos temáticos na Escola SESI.

 

O primeiro grupo, cujo tema foi “Integração e Acesso à Geoinformação: Avanços e Desafios no Compartilhamento de Dados”, teve como palestrantes Eduardo Michalzechen Liberal Xavier (IBGE), Davi de Oliveira Custódio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Juliano Pestana de Aragão, do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e Rogerio Luis Ribeiro Borba (IBGE).  A moderação ficou a cargo de Leonardo Scharth Loureiro Silva (IBGE).

 

Com o tema “Inovações e usos de fontes alternativas para a área econômica”, o segundo grupo teve Andrea Bastos Guimarães (IBGE) como moderadora e os palestrantes Marcos Hubner Flores, da Receita Federal, Rafael Coletto Cardoso, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Rebeca Palis e Vinicius Fonseca, ambos do IBGE.

 

“Circulação da Informação” foi o assunto do terceiro grupo temático da tarde, com os palestrantes Edgard Rebouças, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Giovandro Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

O quarto grupo temático foi “Novos rumos na produção cartográfica”, moderado por Erika do Carmo Cerqueira e teve como palestrantes Elaine Gomes Vieira de Jesus, Patrícia Lustosa Brito, Fabíola Andrade Souza, todos representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

O quinto grupo, cujo tema foi “Determinantes da ElasticidadePreço da Demanda Internacional de Café: Evidências Empíricas a partir de Séries do SIDRA/IBGE e Indicadores de Comércio Exterior, teve como palestrantes Vinícius Correia Santos, que também foi o moderador, Guilherme Braga Piropo e Ítalo Leite Silva, todos representantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

 

“Integração de registros administrativos e dados abertos” foi o tema do sexto grupo, com moderação de César Augusto Marques da Silva (IBGE). Os palestrantes foram: João Carabetta (IPLANRio), Rafael Felipe da Silva Souza (Fiocruz Bahia), Thiago Magela Rodrigues Dias (CEFET/MG), Verônica dos Santos (IBGE).

 

O sétimo grupo teve com tema “Inovações e usos de fontes alternativas para a área social”, teve como palestrantes Paulo Dick (IBGE), Mariia Matsepa (UNICEF-Brasil), Tula Vieira Brasileiro do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Tadeu Oliveira e Dácio Rabello, ambos do Ministério da Saúde, e como moderadora Cristiane Moutinho do IBGE.

 

Com o tema “Relevância da Pesquisa em CDC”, os palestrantes Juliano Domingues, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade de Pernambuco (UPE), e

Ivanise Hilbig de Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), conduziram o oitavo grupo da tarde.

 

O nono grupo, cujo tema foi “Produção de informações geoespaciais e estatísticas de Povos e Comunidades Tradicionais no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e no Censo Demográfico 2030”, teve como palestrantes Maria Giulia Arcanjo da Silva e Marta Antunes, do IBGE; Domingos Barbosa Ferreira, da Articulação Estadual de Fundo e Fecho de Pasto – AFFP; Guiomar Germani, da UFBA; Arilson Ventura, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ); e como moderadora Daiane de Paula Ciríaco (IBGE).

 

 “Avaliação Institucional e Gestão Universitária: desafios, evidências e influências regionais das Universidades Públicas Estaduais” foi o décimo grupo temático da tarde e teve como palestrantes Gustavo Lisboa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Lídia Boaventura, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Derneval Sales, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); e como moderadora Ilana Teixeira Bonfim, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

 

O último grupo temático da tarde, o décimo primeiro, foi “Dinâmicas Rurais e Convergência EconômicoEcológica: modelagem e impactos econômicos e socioambientais do setor agropecuário (empresarial e familiar). Teve como palestrantes José Antonio Gonçalves dos Santos, Maíra Ferraz de Oliveira Silva e Hellen Rodrigues Gonçalves Pereira, todos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), além de Montechristo Israel, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e, como moderadora, Mônica de Moura Pires, também da UESC.

  

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB). 

  

Serviço: 

Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) 

Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030. 

As mesas internacionais terão tradução. 

Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA) 

Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI 

Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.