Ir para o conteúdo
GovBR

Programação

Pedagoga Tatiana Miranda

Pedagoga do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atua na área da Educação há 18 anos. É doutora em Ciências Sociais.

Projeto Pedagógico-Blog do Professor: uma experiência de compartilhamento de atividades pedagógicas.

O Blog do Professor é um espaço onde os professores de todo o país compartilham práticas pedagógicas relacionadas aos conteúdos do IBGE. O Blog existe há sete anos. Atualmente está no portal IBGEeduca (https://educa.ibge.gov.br/), o site do IBGE totalmente voltado para a Educação.

 

Professora Claudia Vargas

Professora de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II, atua no magistério há 30 anos. Possui pós-doutorado em Ciências. Uma das vencedoras do Prêmio Shell de Educação Científica, edição 2018, na categoria Ensino Fundamental.

Projeto Pedagógico-Aprendendo a aprender: ensino por investigação e aprendizagem colaborativa em aulas de ciências.

Há quatro anos trabalha com uma proposta de ensino de Ciências e Biologia colaborativo e por investigação em textos da área e aulas práticas. A proposta privilegia a construção do conhecimento pelo estudante e a produção autoral em detrimento dos exercícios de memorização.

 

Professor José Marcos Couto

Professor de História e Mestre em Educação. Em 2018 foi eleito Educador do Ano pelo Prêmio Educador Nota 10. Atualmente é diretor da Escola Municipal Professora Ivone Nunes Ferreira e colunista da Revista Nova Escola, na coluna Gestão Escolar.

Projeto Pedagógico-Caravanas Limites da Visibilidade.

Trabalhou por meio de práticas interdisciplinares que envolviam música, poesia e produção textual no Projeto Caravanas - Limites da Visibilidade. Em sua atuação como diretor escolar, promove ações pautadas na criação de um território educativo na escola.

 

Professor Rodrigo Fontes

Professor de Geografia da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Coordenador do Projeto “PEAMA Cuidando das Águas”. Doutorando em Engenharia Ambiental.

Projeto Pedagógico-PEAMA Cuidando das Águas.

O projeto “PEAMA Cuidando das Águas” é um processo de construção coletiva que propõe o desenvolvimento socioambiental da bacia do rio campinho e do ambiente escolar, a partir de práticas de ensino e com base na educação ambiental crítica.

 

Professora Marcia Costa da Silva

Professora de Geografia da Secretaria Municipal de Educação. Mestra em Ensino na Educação Básica. Atua como professora há mais de 20 anos. É membro do grupo de pesquisa LEDEN - Linguagem e Educação: Ensino e Ciência (UERJ), trabalhando na linha de Pesquisa: Linguagens, Transdisciplinaridade, Tecnologia e Ensino.

Trabalha com o uso de plataformas digitais de aprendizagem, redes sociais e jogos educacionais.  Busca por um trabalho transdisciplinar e de protagonismo juvenil, acreditando na força e na particularidade que cada aluno traz consigo e no interesse que os mesmos possuem nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

 

Professora Juliana de Oliveira da Silva

Graduada em Geografia. Na prefeitura do Rio de Janeiro atua como Assistente na Gerência de EaD da Escola de Formação Paulo Freire (SME/RJ). Na Rede Estadual do RJ atua como professora de Geografia.
É autora do capítulo “Gamificação nas Aulas de Geografia” do livro “Professores Inovadores”.

PowerGeo: Gamificação das Aulas de Geografia, desenvolvido em 2018 na Escola Municipal Presidente João Goulart, com turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Toda a rotina diária das aulas de Geografia eram gamificadas e alguns desafios eram feitos com jogos adaptados ao conteúdo dessa disciplina.

 

Professora Luciana Ferreira Cortes

Graduada em Letras - Português e mestra em Educação. Atualmente, é Gerente da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente da Escola de Formação de Professores Paulo Freire.

 

 

Professor Thiago Fortunato

Graduado em Matemática. Possui Pós-Graduação em Docência em Matemática. Atualmente é Assistente da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente, da Secretaria Municiapal de Educação do Rio de Janeiro. É professor com experiência em Modelagem Matemática, Programação e Robótica Educacional.

 

TECH AULA- Luciana Cortes e Thiago Fortunato

Diante da defasagem na interpretação de textos em matemática que, por sua vez, dificulta a resolução de problemas, tomada de decisão, construção de conceitos, promoção do raciocínio lógico, desenvolvimento da lógica matemática, além da superação do medo e distanciamento da disciplina, surge a ideia de trabalhar com programação com as turmas de 7º ao 8º ano do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Luiz Eduardo Ricon

Mestre em Educação e Mestre em Administração Pública. Possui especialização em Gestão Executiva. Publicitário, escritor, roteirista, game designer e pesquisador na área de Mídia e Educação. Atua na Assessoria de Mídia e Educação da MultiRio- Empresa Municipal de Multimeios.

 

Dando ideia - um projeto de inovação e protagonismo

Uma das missões institucionais da MultiRio é dar visibilidade às práticas transformadoras realizadas na rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o projeto "Dando Ideia" transforma professores, alunos e escolas em protagonistas, divulgando iniciativas inovadoras, criadas e implementadas por professores das escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.


 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.