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Programação

Abertura: O IBGEeduca e o Censo 2022 - Iniciativas de disseminação para estudantes e educadores - Renata Corrêa

Gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, coordena o IBGEeduca, um projeto de comunicação para Crianças, Jovens e Professores. Doutoranda em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde pesquisa sobre a interface entre a Educação e a Comunicação no contexto da pandemia de Covid-19. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, na área de concentração: Tecnologias da Comunicação e da Informação. Graduada em Comunicação Social-Cinema e Comunicação Social-Publicidade, ambas pela UFF.

 

Visualizações do Censo 2022 para o público infantojuvenil. - Guilherme Garcia

Designer no IBGE, atua nas áreas de visualização de informação, ilustração e interface. Colaborou na conceituação do projeto IBGE Educa, na coleção de livros infantis Minha Capital e com ilustrações para a publicação Clube dos Curiosos. Também colaborou na conceituação e projeto dos personagens do IBGE Educa e criou jogos e atividades na plataforma. Atualmente cursa doutorado em design na ESDI/UERJ, com pesquisa nas áreas de linguagem pictórica e visualização da informação.

 

Aproximando estudantes e dados: ideias para incluir informações do Censo 2022 no currículo escolar - Tatiana Miranda

Pedagoga no IBGE. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atua na área da Educação há 22 anos. Também é pesquisadora nas áreas de Ciências Sociais e Educação.

 

A estatística para a construção do pensamento crítico: uma experiência de extensão com alunos do ensino básico. - Renata Bueno

Professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Possui doutorado em estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no ensino, pesquisa e extensão no curso de graduação em estatística da ENCE.

 

As informações sobre os quilombolas no Censo 2022 e seu uso na educação básica - Givânia Maria da Silva

Professora quilombola e pesquisadora. Membro associada a ABPN e Coordenadora da Área Científica Quilombos, territorialidades e saberes emancipatórios da mesma associação. Co-fundadora da CONAQ, integrante dos coletivos de mulheres e educação da CONAQ. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação (UnB) e doutoranda em Sociologia (UnB). Professora substituta da FUP/UnB e integrante dos grupos de pesquisa Cauim, NEAB - UnB. Integrante do Comitê de Mulheres Negras Rumo ao um Planeta 5050 em 2030 da ONU Mulheres.

 

As informações sobre os indígenas no Censo 2022 e seu uso na educação básica - Eliel Benites

Diretor do Departamento de Línguas e Memória no Ministério dos Povos indígenas. Possui graduação em Licenciatura Indígena, Teko Arandu, pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2014) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2021). Tem experiência na formação de professores indígenas Guarani e Kaiowá, com ênfase em Ensino de Ciências da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Guarani e Kaiowá, Educação Escolar indígena, cosmologias e cinema Guarani e Kaiowá.

 

Realizando um censo interdisciplinar na escola - Rafael Bronz - Escola Sá Pereira

Rafael Bronz é pedagogo formado pela UFRJ. Trabalha na rede particular de ensino há mais de 20 anos, e atualmente é coordenador pedagógico da Escola Sá Pereira.

 

 

Iniciativas internacionais de letramento estatístico e reflexões sobre possíveis usos dos resultados do Censo - Bianca Walsh

Assistente técnica do Coordenador Geral da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. Atualmente, é colíder da equipe de letramento estatístico da Rede Global de Institutos de Treinamento Estatístico (GIST) e é membro ativo da equipe de treinamento, competências e desenvolvimento de capacidades do Projeto Big Data da ONU desde 2021. Também é membro do conselho técnico do Hub Regional de Big Data no Brasil, idealizando e promovendo eventos de capacitação na área.