Programação


Marcos Magalhães

Doutor em Engenharia Industrial e Pesquisa Operacional. Professor do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).

Irá apresentar o site “AtivEstat”- um portal com atividades e recursos pedagógicos na área de Estatística. Esse portal, ao disponibilizar atividades e uma lista de portais de Educação Estatística, pretende colaborar com os professores para que possam propiciar um aprendizado ativo e melhorar a apropriação de conceitos estatísticos.



Lisbeth K. Cordani

Doutora em Educação. É professora aposentada do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente coordena projetos ligados à Educação Estatística e formação de educadores da escola básica.

Sua apresentação envolverá a importância do ensino de Estatística, sua relevância para a formação de alunos críticos e capazes de compreender sua realidade e trará algumas ideias para trabalhar com Estatística na Educação Básica.



Simone Harnik

Mestre em Gestão e Políticas Públicas. Componente da equipe de comunicação, educação e difusão do Centro de Pesquisa, Educação e Difusão em Neuromatemática (Cepid Neuromat) em São Paulo- capital.

Irá relatar a experiência com oficinas semanais de Educação Estatística com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de São Paulo. O enfoque da apresentação será o trabalho prático, as dificuldades encontradas, as formas de superação e adaptação e estratégias para levar a Estatística à sala de aula.



Gilda Guimarães

Doutora em Psicologia Cognitiva. Professora da Universidade Federal de Pernambuco ministrando disciplinas na área de Educação Matemática na graduação e Pós-Graduação.

Sua apresentação terá como tema a importância do Letramento Estatístico na atualidade para posicionar-se criticamente diante de informações e entender, sabendo comunicar, dados baseados em informações para tomar decisões individuais e/ou coletivas. Além disso irá destacar a necessidade da vivência de pesquisas nesse processo de letramento.



Milka Cavalcanti

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica. Professora dos anos iniciais no Ensino Fundamental da Rede Pública e Privada em Recife.

Irá apresentar uma experiência pedagógica com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental- A vivência do ciclo investigativo da pesquisa sobre o tema: o uso do celular. Nessa experiência foram usados dados do site países@ do IBGE.



Betânia Evangelista

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Olinda.

Irá apresentar um estudo realizado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 3 turmas de escolas públicas da região metropolitana do Recife sobre escala representada em gráficos de barras e linhas.



Paula Cristina Moreira Cabral

Mestranda em Educação Matemática e Tecnológica e Professora Visitante da Universidade Federal de Pernambuco.

Sua apresentação tratará de uma das etapas da pesquisa estatística: A Classificação. O foco será um estudo cujo objetivo foi Investigar a contribuição da representação em tabela para a compreensão de classificação por alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental.



Renata Corrêa

Profissional de Comunicação Social, mestre em Comunicação Social e coordenadora do Vamos Contar-IBGE.

Apresentará o site Vamos Contar, um projeto de comunicação do IBGE destinado aos Educadores. Abordará as possibilidades de uso de informações reais em sala de aula como instrumento para exercício da cidadania.



Tatiana Miranda

Doutoranda em Ciências Sociais e pedagoga da equipe do Vamos Contar- IBGE.

Sua apresentação terá como tema os conteúdos básicos, de Educação Estatística, a serem trabalhados em cada nível de escolaridade (da Educação Infantil ao Ensino Médio) além de trazer sugestões de atividades para trabalhar esses temas em sala de aula.