Mudanças na Cobertura e Uso da Terra

Eloísa Domingues e Mauricio Zacharias, IBGE


Resumo:

Tratar-se de atividade de mapeamento de todo o território brasileiro a cada 2 anos, na escala de divulgação em 1:1 000 000 e banco de dados 1: 250 000. Este trabalho é desenvolvido com base em dados orbitais e consolidada com apoio de informações complementares de outras fontes do IBGE e de outros órgãos e de trabalhos de campo, quando necessário.

Utiliza imagens disponibilizadas gratuitamente, bem como softwares livres no processamento digital das imagens e na pré-classificação automática. Na interpretação dos padrões de imagem é feita a correlação com a realidade do terreno através da edição matricial nos mosaicos gerados por folha ao milionésimo, com apoio das informações disponíveis na documentação supra-citada.

O trabalho é executado bi-anualmente de forma se poder contar com um histórico das transformações que ocorrem no território brasileiro. Os dados gerados são apresentadas na forma gráfica (mapas) e de tabulação que são inseridos em banco de dados, onde são acoplados a uma Grade Regular de Referência (células), o que gera inúmeras possibilidades de estudos comparativos dos diversos processos que se desenvolvem sobre determinadas frações de terra.

A construção de uma base de dados sobre as mudanças na Cobertura e Uso da Terra poderá contribuir como base física para estudos de contas ambientais e de outras análises e servir de suporte aos estudos para a contabilidade monetária dos ativos e passivos ambientais.

A divulgação dos resultados é apresenta em resolução de 1Km² para todo o território ou para as grandes regiões, respectivamente no formato Tiff, Pdf e shapefile.