Sobre o Evento
Motivação
Além da atualização metodológica, que é uma necessidade e presença constante nas atividades de pesquisas desenvolvidas pelo IBGE, seguem considerações sobre alguns pontos relacionados com os temas do evento.
- Em 2004, foram iniciados estudos voltados para a ampliação da abrangência geográfica do SNIPC e para a introdução de amostragem probabilística na metodologia de obtenção dos dados de preços. Os estudos para a introdução de amostragem probabilística no sistema foram descontinuados e a ampliação da abrangência geográfica foi feita em um ritmo bastante mais lento do que o planejado incialmente, sendo incorporadas duas novas áreas apenas em 2014, seguindo a mesma metodologia de coleta de dados e de construção dos índices que vinha sendo adotada, não tendo havido nenhuma alteração metodológica importante.
- A partir do Decreto de 2011, atribuindo ao IBGE a responsabilidade pela criação e divulgação do índice de preços de imóveis no Brasil, teve início uma série de estudos relacionados com métodos de cálculo de índices de preços de imóveis, mas o projeto ficou inviabilizado em função da dificuldade de obtenção dos dados sobre esses preços.
- Existe ainda uma lacuna na área de estatísticas de preços, referente a preços de produtos agrícolas.
- A contabilidade dos recursos naturais ainda é um assunto muito novo no cenário mundial e essencial para que esses recursos sejam corretamente geridos nos países. Portanto, discussões sobre metodologias para precificação e valoração de recursos naturais são fundamentais para que o IBGE avance na inclusão do valor dos recursos naturais na sistematização de informações da atividade econômica. Essas discussões tornam-se ainda mais prementes considerando a aprovação da Lei 13.493/2017 sobre o cálculo do PIB Verde, que provavelmente será conduzido pelo IBGE ou sob sua liderança.
Assim, durante o SMI2018 pretende-se discutir as recomendações internacionais atualizadas e a possibilidade de introdução de aperfeiçoamento metodológico nas diversas etapas do processo de produção de dados e índices de preços, incluindo valoração de ativos ambientais, desde a obtenção dos dados (coleta direta, uso de registros administrativos, webscrapping, etc.), passando pela análise de consistência dos dados (crítica, tratamento de valores extremos, etc.), metodologia de construção dos índices e atualização da estrutura de ponderação, entre outros tópicos específicos.
Objetivos específicos do SMI2018
- Propiciar espaço e oportunidade para discussão e reflexão sobre os avanços, desafios e perspectivas da metodologia requerida para o planejamento, métodos de coleta ou aquisição de dados, usos e análise de dados de preços.
- Discutir os aspectos específicos relacionados com a elaboração de índices de preços.
- Discutir as recomendações internacionais sobre a elaboração de índices de preços.
- Discutir recomendações internacionais sobre valoração de ativos ambientais.
- Oferecer oportunidades para capacitação dos participantes interessados nos métodos e soluções relevantes e atuais para tratar das questões ligadas ao planejamento, coleta ou aquisição de dados, análise de dados sobre preços para a construção de índices e demais usos, em contas nacionais, por exemplo.
- Oferecer capacitação em métodos relevantes e atualizados na valoração ambiental e sua aplicação em políticas públicas e gerenciamento de recursos naturais.
- Discutir a contribuição da implementação contas econômicas ambientais na definição metodológica do PIB Verde.
Comissão Científica do SMI2018
- Pedro Luis do Nascimento Silva (IBGE/ENCE, Coordenador)
- Adriana Helena Gama dos Santos (IBGE/DPE/COAGRO)
- Alexandre Pessoa Brandão (IBGE/DPE/COIND)
- Débora Ferreira de Souza (IBGE/DPE/COMEQ)
- Denise Britz do Nascimento Silva (IBGE/ENCE)
- Jose Antonio Sena do Nascimento (IBGE/DGC)
- José Luiz Thomaselli Nogueira (IBGE/DI)
- Marcia Maria Melo Quintslr (IBGE/DPE/CEEC)
- Maria do Carmo Dias Bueno (IBGE/CDDI)
- Maria Luisa da Fonseca Pimenta (IBGE/DGC)
- Vladimir Gonçalves Miranda (IBGE/DPE/COINP)
Comissão Organizadora do SMI2018
- Antonio José Ribeiro Dias (IBGE/DPE, Coordenador)
- Denise Britz do Nascimento Silva (IBGE/ENCE)
- Pedro Luis do Nascimento Silva (IBGE/ENCE)
- Raphael Molina Guimarães (IBGE/DPE)