Minicurso 4:

Introdução aos conceitos fundamentais e aos

princípios da gestão da qualidade


Instrutor: Ana Cristina Martins Bruno


Objetivo:

Apresentar os conceitos fundamentais da gestão da qualidade e os princípios da gestão da qualidade, tendo como referências centrais as normas da série ISO 9000 que tratam de sistemas de gestão da qualidade.


Carga horária: 3 horas.


Conteúdo:

Introdução aos conceitos da gestão da qualidade e aos princípios da gestão da qualidade.
Visão Geral dos Modelos Nacionais e Internacionais de Referência, em especial:

  • conceitos e princípios da gestão da qualidade apresentados na norma ABNT NBR ISO 9000, versão recente 2015
  • visão geral dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001, versão recente 2015
  • visão geral das diretrizes da norma ABNT NBR ISO 9004, versão 2010
  • visão geral do Modelo de Excelência em Gestão, publicado pela FNQ e do Modelo de Excelência na Gestão Pública, publicado pelo MPOG

Sistematização e Melhoria Contínua – barreiras e facilitadores.
Auditorias internas e autoavaliação: instrumentos para identificação das oportunidades de melhoria


A quem se destina:

O curso destina-se a todos os interessados no tema, não necessitando conhecimento prévio do assunto.


Referências:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade. Fundamentos e Vocabulário. Rio de Janeiro, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos. Rio de Janeiro, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 9004: Sistema de Gestão para o sucesso sustentado de uma organização – uma abordagem do sistema da qualidade, 2010

FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, Critérios de Excelência: Avaliação e Diagnóstico da Gestão Organizacional, 20a edição

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa GESPÚBLICA, Modelo de Excelência em Gestão Pública, Brasília; MP, SEGEP, 2014.