Minicurso 6:

Conhecendo o Portal do IBGE e seus sistemas


Instrutor: Carlos José Lessa de Vasconcellos - IBGE/CDDI


Objetivo:

O minicurso tem como objetivo orientar os participantes no conhecimento do portal do IBGE e na utilização das ferramentas de recuperação de dados das pesquisas do IBGE, exemplificando com situações práticas as possibilidades de utilização dessas informações. Ao final do curso o participante terá conhecimento da estrutura do portal e noções dos principais sistemas de recuperação do Instituto.


Carga horária: 3 horas (2 sessões de 90 minutos).


Conteúdo:

Diariamente, uma série de dados, de várias pesquisas do IBGE, são divulgados pelos meios de comunicação, dando um retrato da população e da economia, refletindo a realidade do país. Pesquisadores, estudantes e profissionais das mais diferentes áreas procuram estas informações para consubstanciarem suas pesquisas e trabalhos. Estes dados secundários, em sua maioria, estão disponibilizados na Internet e através de produtos e softwares próprios desenvolvidos pelo Instituto. Contudo, as suas formas de utilização e potencialidades ainda são pouco conhecidas. O conhecimento e o emprego adequado destas ferramentas facilitarão várias atividades voltadas à pesquisa.


A quem se destina:

Profissionais de qualquer área, pesquisadores e público em geral, interessados em se familiarizar sobre os dados que o IBGE dispõe e suas formas de acesso, principalmente aqueles que estão disponibilizados na Internet.

Este curso tem como pré-requisito conhecimentos básicos de informática.