Requisitos de qualidade para a Infraestrutura do Sistema Nacional de Informações Oficiais

 

Maria Luiza Zacharias (DPE/COMEQ)

No Plano Plurianual 2016-2019 do Governo Federal, foi incluído, dentro do Programa de Democracia e Aperfeiçoamento da Gestão Pública, o objetivo 1160 - Aprimorar o conhecimento sobre a realidade brasileira por meio do aperfeiçoamento da gestão das informações estatísticas e geocientíficas oficiais e dos registros administrativos.

Dentro deste objetivo, foram estabelecidas duas metas:

  • Ampliar a organização e integração das instituições federais do sistema de informações oficiais, de forma a atender as demandas nacionais e as necessidades da agenda internacional, particularmente aquela relativa aos indicadores de desenvolvimento sustentável.
  • Ampliar o uso e aprimoramento das informações estatísticas, geocientíficas e de registros administrativos, em consonância com os conceitos, métodos, definições e classificações adotadas internacionalmente e ampliando a cobertura territorial e temática dos estudos e pesquisas.

Para implementação dessas metas, visando promover a organização e articulação das instituições envolvidas e dos dados por elas produzidos, está prevista a criação da Infraestrutura do Sistema Nacional de Informações Oficiais, com a correspondente implantação do Portal Nacional de Informações Oficiais, plataforma web de acesso ágil, completo e integrado aos dados e respectivos metadados para abrigar este sistema de informações oficiais.

Neste sentido, a palestra apresentará os requisitos e princípios que devem ser observados na construção do Sistema Nacional de Informações Oficiais, de modo a garantir a qualidade necessária das informações disponibilizadas.