Sistema de qualidade de dados

Estações de qualidade nas operações estatísticas do IBGE

Marcos Paulo Soares de Freitas - IBGE/DPE


A confiança na qualidade da produção estatística é fundamental para que um instituto de estatísticas oficiais tenha credibilidade.

O IBGE tem tomado diversas ações com intuito de promover e garantir a qualidade de sua produção, seja em termos do ambiente institucional, seja em relação a processos e produtos. Porém, com o crescente volume de informações demandadas e produzidas, as equipes responsáveis pelas operações estatísticas têm trabalhado com uma carga cada vez maior, expondo as operações ao risco estatístico, o que pode afetar a qualidade do produto final.

Em decorrência desse aumento na chance de acontecerem problemas durante o processo de produção, o IBGE iniciou estudos para a adoção de práticas de gestão de qualidade que proporcionem mecanismos de avaliação e que permitam ações rápidas na correção dos erros e ajustes nos processos, minimizando o risco de divulgar um dado incorreto.

Será apresentada a estratégia de redução do risco estatístico escolhida para ser adotada pelo IBGE, as Estações de Qualidade, que consistem em um conjunto de critérios de aceitação da qualidade, colocadas em pontos estratégicos no processo de produção para facilitar a detecção, discussão e solução de problemas, com a finalidade de melhorar a qualidade final da produção estatística.