National Sovereignty in Geosciences, Statistics and DataRisks and opportunities for Brazil in the Digital Era

Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF

Dando continuidade ao 2º Encontro Diálogos IBGE 90 anos, aproveitando a realização da Conferência Nacional de Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatística e Dados: riscos e oportunidades para o Brasil na Era Digital, o IBGE preparou um documento elaborado a partir da participação de todos os grupos que estão trabalhando nos Caminhos Estratégicos baseados nas premissas do Integrated Geospatial Information Framework, das Nações Unidas. O documento apresenta o registro do que está em construção em cada grupo de trabalho e estimula a reflexão e o debate, aberto a todos os participantes das apresentações. O objetivo é enriquecer o resultado final, um anteprojeto a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

Todas as definições, conceitos e propostas apresentadas no documento estão abertas para debate amplo por toda a sociedade, a fim de fomentar discussões e decisões que levem em conta perspectivas das diversas partes interessadas.

Nos últimos onze meses, os servidores do IBGE se dedicaram a definir o que seria a instituição nos próximos anos e, para isso, o primeiro encontro dos servidores, realizado no ano passado, permitiu justamente estabelecer as diretrizes do IBGE até o ano 2026, e que vem orientando a tomada de decisão e até o próprio plano de trabalho que se encontra em curso. Neste ano, em maio, foi feito o segundo encontro de servidores do IBGE, cujo objetivo era justamente tratar do que seria o sistema nacional de geociência estatísticas e dados. A partir de um diálogo participativo, transparente e democrático a instituição, através dos seus servidores, definiu um conjunto de proposições relativas ao que viria a ser esse sistema nacional. E é justamente agora, na conferência de agentes produtores e usuários de dados, que estas sugestões e propostas provenientes dos servidores do IBGE, estarão sendo debatidas numa grande conferência, cujo objetivo, após uma semana de encontros, diálogos, debates, é oferecer para o parlamento e para a sociedade brasileira, o que seria, de fato, um sistema que permitisse a integração, a harmonização, o pareamento de dados, justamente nesse momento em que estamos vivendo a transição para a era digital.”

Marcio Pochmann

Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística