O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizou, entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, o I Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil.

O encontro teve como objetivo promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos com a temática, para que sejam pensadas e edificadas novas abordagens concernentes às favelas e comunidades urbanas brasileiras no que tange, especialmente, à produção, análise e disseminação de informações estatísticas.

A programação do evento, deste modo, esteve orientada para a realização de amplos debates sobre os desafios, limites e possibilidades envolvendo essa agenda de trabalho. Para tanto, contou com a participação de representantes da academia, movimentos sociais e instâncias do poder público com atuação consolidada e reconhecida no tema.

Tais debates e reflexões subsidiarão a reformulação da nomenclatura aglomerado subnormal. Adicionalmente, pretende-se construir articulações e planos de trabalho que se desdobrem na reconfiguração das metodologias, narrativas e formas de atuação do Instituto nas pesquisas que envolvem esses territórios.

O evento estruturou-se em uma conferência e uma mesa de abertura, seguidas por seis rodas de conversa que conferiram centralidade às seguintes discussões: i) a diversidade territorial das favelas e comunidades urbanas brasileiras, considerando tanto elementos em comum quanto suas idiossincrasias; ii) a função social da cidade e a forma como as distintas concepções sobre a posse e a propriedade urbana contribuem para a delimitação e classificação desses territórios; iii) o papel desempenhado pelo IBGE na construção de representações, classificações e narrativas sobre esses territórios; iv) a atuação de diversas organizações na produção de informações estatísticas sobre (e com) esses territórios, para além dos órgãos oficiais; v) os desafios operacionais envolvendo mapeamento, coleta e supervisão nesses territórios; e vi) o uso, apropriação e expectativas da sociedade em relação às informações produzidas pelo IBGE sobre esses territórios.

Por fim, a partir do acúmulo construído nos debates das mesas e rodas de conversa, o evento contou com a realização de uma plenária que teve como objetivo debater e propor uma nova nomenclatura para substituir o uso do termo aglomerado subnormal já nas bases e materiais de divulgação do Censo Demográfico de 2022, além de resultar na construção coletiva de uma carta de demandas ao IBGE.

 

Reels da abertura do Encontro