O I Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil tem como objetivo principal, como dito anteriormente, refletir coletivamente sobre as representações construídas pelo IBGE a respeito das favelas e comunidades urbanas brasileiras, considerando a possibilidade de suprimir o uso da nomenclatura “aglomerado subnormal” nas bases e materiais de divulgação do Censo de 2022, substituindo-o por outra que possa servir também como ponto de partida para a futura reformulação do conceito, visando à preparação de novas pesquisas.

Os objetivos específicos deste primeiro encontro podem ser divididos em dois grandes grupos:

Objetivos centrais:

  1. Discutir e revisar a nomenclatura e o conceito “aglomerado subnormal”;

  2. Consultar e identificar as demandas de órgãos públicos, organizações da sociedade civil e academia envolvidos ou interessados na temática de favelas e comunidades urbanas;

  3. Criar um canal de comunicação com escuta e espaços de interação entre os diversos atores e instituições implicados na temática.

Objetivos associados:

  1. Identificar novas formas de representação e informações ainda não captadas em favelas e comunidades urbanas no IBGE;

  2. Identificar possibilidades para aprimoramento das metodologias e ferramentas de coleta e supervisão de operações estatísticas e geoespaciais em favelas e comunidades urbanas;

  3. Identificar possibilidades de aprimoramento do mapeamento nas favelas e comunidades urbanas, inclusive os insumos de endereçamento.