Sistema Integrado de Metadados Estatísticos

Maria Luiza B. Zacharias
Gerente de Qualidade Estatística
Diretoria de Pesquisas - IBGE

Metadados são definidos como "dados que descrevem os dados", destinados para ajudar os usuários e pesquisadores a entender o que os dados estão medindo e como eles foram criados. Os metadados preservam a memória e o conhecimento sobre o fazer da pesquisa, além de permitir aos usuários avaliar a qualidade dos dados. Uma documentação precária pode inibir ou impedir o pleno aproveitamento dos dados disponíveis além de propiciar usos inadequados, sendo informações fundamentais para que os dados se tornem úteis.

De acordo com os princípios fundamentais que orientam as atividades internacionais de estatística, faz parte das boas práticas, em matéria de transparência, documentar os conceitos, definições e classificações, bem como os procedimentos utilizados ao longo das operações estatísticas, tornando essas informações acessíveis ao público.

A conferência tem por objetivo apresentar o novo Sistema Integrado de Metadados Estatísticos do IBGE, que passará a incorporar três novas categorias de metadados: os metadados estruturais (associados a variáveis primárias e agregadas), os metadados de processos e os metadados de qualidade, além dos já existentes metadados de referência.

A adesão a padrões e modelos internacionais de dados e metadados e o recente esforço de harmonização e padronização de conceitos e definições, visando maior integração entre as pesquisas e ampliação de seu potencial de comparabilidade interna e externa, também serão abordados.